Skype - Manual de marca completo • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Sem categoria

Skype – Manual de marca completo

skype_brand

Como manter uma marca, presente em mais de 27 idiomas diferentes, totalmente padronizada em peças que vão de cartão de visita à campanhas publicitárias? Claro que a primeira resposta seria: centralize tudo em um lugar só. Mas existe uma coisa que é mais importante que manter o departamento de marketing inteiro em um só espaço físico.

Uma das melhores (e mais eficientes) maneira de manter a padronização é, sem dúvidas, um manual de identidade visual conciso. Já fazia algum tempo que não colocava no Com limão um exemplo de manual tão completo quanto o do Skype.

Para entender melhor a importância e eficiência, vamos destrinchar o manual. Começando pelo livro “How We Look” (Como nós parecemos), que explica as partes técnicas de como a marca deve ser. O primeiro livro traz especificações de cor, tipografia, usos da marca, espaçamentos, uso do slogan nos 27 idiomas e diversas famílias de ícones e ilustrações.

Em resumo ele usa suas 90 páginas para prever todos os usos e modos possíveis que a marca pode sofrer.

Já o segundo livro, “How We Think” (Como nós pensamos), começa conversando com o leitor com a seguinte frase: “Oi você. Sim, você que está lendo isto.” Nele estão os conceitos da empresa, o que é “ser skype”. Conceitos que vão além do simples “seja honesto, transparente e positivo” e tentam ao máximo integrar o funcionário a empresa.

Na minha opinião são poucas as empresas que possuem um manual de marca tão completo quanto o da Skype. Ótima referência e ideal como base de pesquisa. Alguém discorda?

Download Skype – How We Look (7.41 MB)

Download Skype – How We Think (3.46 MB)

Leia também

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.