Impacto
Substituindo o plástico: O avanço das embalagens biodegradáveis
Empresa cria embalagens biodegradáveis à base de algas marinhas que se dissolvem, nutrem e podem revolucionar o mercado.
Empresa cria embalagens biodegradáveis à base de algas marinhas que se dissolvem, nutrem e podem revolucionar o mercado.
Quando falamos em reduzir o impacto ambiental das embalagens plásticas, iniciativas inovadoras têm roubado a cena nos últimos anos. E uma das mais promissoras vem da empresa londrina Notpla, que desenvolveu embalagens biodegradáveis à base de algas marinhas. Não apenas biodegradável, a embalagem também dissolve rapidamente e ainda adiciona nutrientes à bebida ou alimento, reinventando o conceito de consumo responsável.
O projeto vai além de substituir o plástico por outro material: a proposta é também melhorar a funcionalidade do produto. Um exemplo é o uso em bebidas, como chá, onde a embalagem pode oferecer benefícios extras.
O uso de algas marinhas na fabricação de embalagens oferece benefícios únicos: elas são biodegradáveis, podem ser compostadas em casa e ainda atuam como sumidouros de carbono, contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas. Além disso, apenas 0,066% dos oceanos seriam suficiente para cultivar algas suficientes para substituir todo o plástico descartável do mundo.
Outro diferencial é a versatilidade do material. Ele pode ser usado em embalagens de alimentos como arroz ou macarrão, que podem ser cozidos diretamente na água quente, eliminando qualquer resíduo. Além disso, o mesmo conceito pode ser aplicado a produtos de limpeza, como tabletes de detergente para máquinas de lavar louça ou roupas.
O potencial é impressionante. A Notpla já tem cases de uso prático, como na Maratona de Londres, onde suas bolhas comestíveis substituíram as garrafas de plástico, e em festivais de música, onde a experiência sustentável é um atrativo à parte. Outro campo de aplicação está no envio de roupas. Em vez dos tradicionais sacos plásticos, as peças podem chegar ao consumidor em uma embalagem que não só se dissolve, como já contém detergente para a primeira lavagem. Veja o vídeo abaixo:
Outro marco foi a conquista do Prêmio Earthshot, em 2023, consolidando o status da Notpla como uma das líderes globais em inovação sustentável. A empresa também lançou parcerias estratégicas, como a distribuição de caixas revestidas com algas em nove países europeus em colaboração com Just Eat Takeaway.com.
Com soluções que evitam até 70% das emissões de CO2 em comparação com alternativas plásticas convencionais, a empresa prova que sustentabilidade e sucesso podem andar de mãos dadas. Seja através de seus produtos inovadores ou de sua abordagem visionária, a Notpla demonstra que um mundo sem poluição plástica é possível.
Agora, o desafio é escalar essas soluções em um mercado global ansioso por mudanças — e acompanhar como esta revolução verde redefine nosso futuro.