Impacto
Economia Circular: Um breve guia sobre o tema
Entenda melhor o que é Economia Circular e como participar dela neste breve guia sobre o tema.
Entenda melhor o que é Economia Circular e como participar dela neste breve guia sobre o tema.
O que, de fato, é Economia Circular? Para responder essa pergunta, preparamos um conteúdo especial com um breve guia sobre o tema.
Sistemas vivos existem há bilhões de anos e seguirão existindo por muito mais tempo. Para a Natureza, nunca existiram aterros sanitários. Ao invés disso, existe o que chamamos de “ciclo da vida”, onde os resíduos gerados por uma espécie são alimento para outra espécie, o provedor de energia desses seres vivos é o sol.
Desde que o mundo é mundo, na Natureza tudo nasce, cresce, morre e seus nutrientes retornam ao solo. Mas nós, seres humanos, passamos a adotar um sistema linear, onde compramos, usamos e descartamos.
— Leia mais sobre Economia Circular e temas correlacionados na categoria Impacto. —
Cada vez que consumimos algo gerado a partir de uma fonte de recursos finita e, ao final de sua vida útil, enviamos esse item diretamente para o lixo, nós estamos contribuindo para a criação de mais e mais toneladas de resíduos tóxicos. E esse sistema não pode funcionar a longo prazo.
Então, como mudar? Para começar, que tal usar a natureza como inspiração?
Como comentamos no início desta publicação, o planeta funciona com base em um ciclo vivo há bilhões de anos. Se nós usarmos esse sistema como inspiração para mudar a nossa forma de pensar, nós podemos, também, viver em um sistema de economia circular.
Para resumir os pontos principais da economia circular, podemos usar apenas 3 palavras que englobam importantes atos: reduzir, reutilizar e reciclar. Tanto focando na sociedade em geral, quanto no indivíduo, existem muitas formas de reduzir a demanda por materiais e evitar a produção de resíduos. Confira alguns exemplos:
| Design circular: Cerca de 80% do impacto ambiental de um produto é definido no seu desenvolvimento. Um produto que se encaixa na economia circular precisa ser pensado, do zero, para se encaixar na economia circular. |
| Produção circular: Em uma economia circular, cada etapa de uma produção eficiente é otimizada com foco na redução dos resíduos, além de usar soluções técnicas para reduzir o desperdício de materiais no processo de fabricação. |
| Uso circular: A forma mais eficiente de economizar recursos na fase de uso de um produto é aumentar sua vida útil. Dessa forma, menos produtos precisam ser produzidos para substituir os antigos. Isso pode ser alcançado através de reparos, do reaproveitamento e da reutilização desses itens. |
Existe um quarto exemplo, que seria o Fechando ciclos. Quando um item não pode mais ser reparado, reaproveitado ou reutilizado é o momento de encerrar o seu ciclo. E isso pode acontecer de 2 formas:
Para os indivíduos, a economia circular tem potencial de tornar sua vida mais fácil e mais sustentável – o que reflete não só na qualidade dos produtos que você consome, mas também no seu impacto ao meio ambiente. Mas por onde você deve começar?
Comprar itens de “segunda mão”: Hoje em dia, existem sites especializados na venda de produtos de segunda mão. Assim, se um item em boas condições de uso não for mais útil para outra pessoa, ele pode ser útil para você. E vice-versa.
Seja curioso e crítico: Pesquise mais, procure entender melhor sobre aquilo que você consome (desde os alimentos presentes em sua rotina, a roupa que você veste e os itens que compõem a decoração e as funcionalidades da sua casa). Quando você busca entender melhor esses processos, você é capaz de fazer melhores escolhas para você e para o planeta.
Repensar o Design de Produtos: Produtos devem ser planejados para durar mais, ser desmontados e reaproveitados. Priorize materiais recicláveis, renováveis ou biodegradáveis. Por exemplo, escolha itens que possam ser facilmente consertados ou atualizados, reduzindo o desperdício.
Adotar o conceito de “De Resíduo a Recurso”: Transforme resíduos em insumos para novos processos produtivos. Empresas e consumidores podem explorar alternativas como compostagem, reciclagem criativa (upcycling) ou sistemas de logística reversa para reintroduzir materiais no ciclo produtivo.
Apoiar modelos de Negócios Circulares: Prefira produtos ou serviços baseados em compartilhamento, aluguel ou assinaturas em vez da compra. Exemplos incluem caronas compartilhadas, aluguel de roupas ou equipamentos, e marketplaces para troca de bens usados.
Priorizar a redução no consumo: Antes de adquirir novos produtos, questione sua real necessidade. Pratique o consumo consciente, optando por itens de alta qualidade e mais duráveis. Menos consumo significa menos extração de recursos naturais e menos resíduos gerados.
Colaborar e educar sobre Sustentabilidade: Promova parcerias e colabore com comunidades, empresas e governos para implementar práticas circulares. Além disso, compartilhe conhecimento sobre o tema, ajudando a conscientizar mais pessoas sobre a importância da economia circular para o planeta.
Incentivar o reuso e a remanufatura: Prefira produtos que podem ser reutilizados ou remanufaturados. Por exemplo, em vez de descartar equipamentos eletrônicos, procure empresas que os renovem para uso novamente. Isso prolonga o ciclo de vida dos produtos e evita a extração de novos recursos.
Alcançar uma economia circular significa promover a mudança em basicamente todos os setores e em todos os níveis da nossa sociedade. Mas, passo a passo, é possível chegar lá. Para isso, é preciso ir além do “reduzir, reutilizar e reciclar”. Gostou do nosso guia? Para não perder as novidades, assine nossa newsletter.