Uma nova revolução a caminho? On-demand e ao vivo? • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Sem categoria

Uma nova revolução a caminho? On-demand e ao vivo?

onlive

A coisa é tão grande que até parece mentira. É tão diferente que é até difícil de explicar. Então vamos começar do jeito certo que se começa um texto.

Quem nunca se sentiu frustrado por não poder jogar aquele super jogo que foi anunciado a um ano e agora, que lançou, não tem um videogame de nova geração ou um computador forte o suficiente para rodar? Ou ainda que tenha um PC parrudo, sente um pouquinho de raiva que não rode com a capacidade total que o jogo oferece? Gostaria que os iMacs tivessem uma vasta biblioteca de jogos? Gostaria de jogar tudo isso na sua TV FullHD que acabou de comprar, mas não sobrou dinheiro para um videogame? Chega de perguntas, por que aí vem a resposta: OnLive.

OnLive é um serviço on-line que oferece jogos on-demand (Para quem não sabe, isso é o que o iPhone faz ao vender jogos, filmes ou músicas aos seus usuários de qualquer lugar, com Wi-Fi ou 3G disponíveis, ou como o TiVo, permitindo que o espectador assista qualquer coisa a qualquer hora que quiser). Até aí nenhuma novidade, já que vários outros serviços atendem a essa necessidade.

O pulo do gato é: você não precisa de um super computador para jogar. Aliás, nem precisa de computador. Para ter os maiores lançamentos rodando lisinhos com as configurações no máximo só são necessários uma internet (bem) rápida e um cartão de crédito. Ao instalar o software no seu computador (PC ou Intel-Mac), você estará automaticamente conectado aos servidores da OnLive que rodarão (Sim! De lá mesmo!) diretamente para a sua tela! Também está disponível uma pequena Set-up Box, para quem quiser deixar ao lado da TV.

Como a compra e a execução dos jogos será totalmente on-demand, para ter os serviços da OnLive será necessário pagar uma taxa (ainda não precificada), parecido com o que a XBox Live já pratica há alguns anos. Será possível assistir qualquer outra pessoa jogando (se ela permitir) ou ser assistido por milhões de outros jogadores. Isso pode ser usado como demonstração de jogo ou mesmo uma vitrine particular, para mostrar ao mundo como você é bom naquilo. Ou se preferir, pode subir vídeos de até 15 segundos ao servidor, demonstrando sua performance. Os desenvolvedores afirmam que a resolução do vídeo dependerá apenas da velocidade da conexão do usuário. 5Mb por segundo é o suficiente para conseguir uma definição de 1080p (Full HD) e 1,5Mb servirá para uma resolução parecida com 480i (Resolução do Wii, por exemplo). Conexões abaixo dessa já apresentarão problemas com a experiência de jogo.

Quanto ao controle, a OnLive vendará um que se parece muito com o do atual Xbox 360, mas se não gostar desse e preferir o seu maravilhoso joypad USB, sem problemas, é só tuxar na entradinha da Set Up Box ou usar normalmente no seu PC/Mac. Simples assim.

É um tanto confuso de entender no início pelo fato de ser muito novo ou um tanto avançado para nossas cabeças. Teoricamente é lindo e maravilhoso, mas será que funcionará assim tão bem? Com o perdão do clichê, só o tempo irá dizer. O lançamento de OnLive está programado para o fim do ano de 2009. Se funcionar, ai sim será uma verdadeira revolução. Vamos torcer!

Leia também

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.