Compartilhe:   

Adobe Lava, Eazel e Nav – A ponta do iceberg para os aplicativos gráficos em tablets

por Com limão

Já faz alguns anos que me aventuro pelo mundo dos portais de notícias e sites de conteúdo. Já passei por praticamente todos os principais e hoje estou na Veja.com. Durante todo este tempo aprendi uma coisa, principalmente tendo o Com limão em paralelo, é quase que uma obrigação estar sempre online.

No entanto uma das principais ferramentas nem sempre esteve comigo. O Photoshop sempre foi um aplicativo exclusivo para máquinas robustas, mas parece que tudo vai mudar. Esta semana a Adobe anunciou que sua família de programas gráficos ganhará filhos nos dispositivos móveis.

Criados para quem usa o pacote CS5 e tem um aparelho Android, Blackberry e iOS, o Adobe Color Lava, Adobe Eazel e Adobe Nav serão vendidos separadamente e com preços que devem variar de U$ 1,99 a U$ 4,99. A boa notícia é que os clientes que já usam o pacote CS5 poderão testar os aplicativos gratuitamente a partir do dia 03 de maio de 2011.

O Color Lava funcionará como um aplicativo para definir paleta de cores. Já o Eazel é para aqueles que querem pintar com os dedos. Por fim, o Nav funcionará quase como um controle remoto para o seu Photoshop CS5.

A chegada dos primeiros aplicativos da Adobe para celulares e tablets é apenas a ponta do iceberg. Segundo a Morgan Stanley Research, a venda dos notebooks (nos EUA) tem entrado em queda meteórica desde a chegada dos tablets. Para reforçar a pesquisa, o CEO da Best Buy, uma das maiores rede de varejo americana, declarou que os tablets têm canibalizado quase que 50% das vendas de notebooks.

Concordo que tablets não vieram para substituir os computadores de mesa, mas que devem ganhar um grande espaço no mercado de notebooks e netbooks, o que já tem se mostrado uma realidade.

Outro movimento interessante de observarmos é a chegada dos primeiros celulares dual core, ou seja, mais poder para os pequenos aparelhos de bolso. Para completar a festa, um executivo da AMD deixou vazar que a empresa estaria trazendo a tecnologia AMD Fusion, que integra processador e placa de vídeo em um só chip, para um modelo de celular que deve ser lançado ainda este ano.

Em resumo, para quem trabalha com os programas gráficos da Adobe, o pacote CS5 Mobile será apenas o primeiro passo para um mundo sem fio e conectividade permanente.


Com limão tornou-se muito mais que um site. Após anos no ar, ele virou uma mistura de ideias com um toque especial, escrito por profissionais do mercado mundial.

Eles podem tirar nossas vidas, mas nunca poderão tirar nossa liberdade – William Wallace, em Coração Valente


0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Voltar para o topo ↑

  • Newsletter

  • Últimos tweets

  • Facebook