Seis passos para a criação de mapas conceituais em apresentações • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Comunicação

Seis passos para a criação de mapas conceituais em apresentações

Baseado no estudo de Joseph D. Novak, o Com limão apresenta seis passos para montar um bom mapa conceitual

O conceito de mapas conceituais foi desenvolvido pelo professor Joseph D. Novak no início dos anos 70. Eles são “ferramentas para organizar e representar o conhecimento” e são usados em diversas áreas. Por que não usa-lo para o planejamento e estrutura de apresentações? Afinal, eles permitem uma rápida interpretação do material e sua relação com o assunto da apresentação, ajudando a refinar a mensagem principal para transmitir ao público.

Durante a fase de planejamento devem ser identificados e sintetizados os principais conceitos da apresentação, a fim de suportar sua mensagem central. É essencial para evitar que informações irrelevantes ganhem força ou que a mensagem mais importante passe despercebida. Qualquer coisa que não ajude a mensagem principal deve ser removida da apresentação.

Os mapas conceituais ajudam neste processo. Olhando para o mapa, podemos ter uma visão global de todo o apanhado de informações, exemplos e dicas que vamos apresentar, e além de selecionar as que valem a pena ser consideradas, definimos uma ordem para a entrada de cada uma.

Para montar um bom mapa conceitual devemos passar por seis passos. São eles:

1. Construir uma boa idéia central
Uma das grandes regras que seguimos aqui na MonkeyBusiness é que as apresentações devem ser eficientes. E ganhamos em eficiência quando definimos e focamos uma idéia central. Ao invés de tentar transferir uma grande quantidade de informação, o que acaba diluindo a mensagem, geralmente é melhor transmitir uma única idéia. Deixe claro desde o início que a ideia central da sua apresentação cria um contexto para ajudá-lo a classificar hierarquicamente outras idéias secundárias que podem suportar a transmissão de idéia central.

Passar qual é a idéia principal no começo da apresentação também ajuda o público a fazer conexões com outras idéias e exemplos apresentados, facilitando o entendimento e a absorção da idéia principal.

2. Sugestão de conceitos relevantes
Depois de definir qual será a principal mensagem, você deve selecionar quais conceitos serão necessários para transmitir a idéia central. Quais são relevantes? Quais são importantes para fomentar a idéia central, e quais deverão ser usados para, dependendo do caso, refutar uma idéia contrária.

3. Elaborar uma lista de conceitos
Em seguida, identificar todos os dados, fatos, conceitos, idéias, termos que são de alguma forma associada com a idéia principal e poderia ajudar a esclarecer a mensagem. E a melhor maneira para listar fatos e conceitos é o famigerado brainstorming. E nesse processo você deve focar na quantidade de material. Você deve marcar absolutamente tudo que você possa imaginar relacionado à idéia de foco. Não se preocupe neste momento com a importância relativa dos termos e conceitos que estão aparecendo. Primazia à quantidade em detrimento da qualidade.

4. Ordene os conceitos
Ordenar colocando os conceitos mais relevantes no topo. Novos conceitos podem aparecer agora que não ocorreram na etapa anterior. Esta é a hora para remover conceitos imprecisos ou repetidos e reformular outras. Essa é uma etapa de arrumação de idéias e conceitos.

5. Rascunho do mapa conceitual
Comece a unir os conceitos do passo anterior e descobrir as relações entre eles. Agora é hora de aperfeiçoar o ranking dos conceitos e de eliminar os que são secundários ou irrelevantes para a apresentação especial. Essa é a hora de darmos preferência para a qualidade.

6. Criação do mapa conceitual final
Nessa etapa, finalizamos o mapa final com seus ajustes finais. A mensagem fundamental da apresentação deve ser facilmente compreendida: o mapa deve ser capaz de comunicar de forma clara, evitando informações irrelevantes. E principalmente, esse mapa deve ser uma visão macro além da mensagem principal e também de todas as conexões de conceitos e idéias dela.

Tendo o seu mapa conceitual pronto, você pode usa-lo para estruturar a sua apresentação, tendo como apoio uma maneira de visualizar facilmente a sua ideia principal e as coadjuvantes, assim como exemplos e conceitos de apoio para ela.

Você também pode inseri-lo na sua apresentação, para que o seu público também compartilhe dessa “estruturação mental” da ideia principal, assimilando melhor e mais rápido a sua mensagem.

Escolha como usar melhor esse mapa. Ele é muito útil tanto para o planejamento quanto para a execução da sua apresentação. Lembrando que esse texto foi baseado na matéria “Siete pasos para la creación de mapas conceptuales en presentaciones“ do blog “El arte de Presentar” e no estudo do professor Joseph D. Novak.

Leia também

Comunicação

A gigante Keurig Dr Pepper realizou uma consulta para contratar uma agência de relações públicas nos EUA, onde parte da solicitação era que as...

1Bitcoin

O meio é de extrema importância para a mensagem. Não por acaso, ao longo dos anos, o avanço da mídia impressa, do rádio, da...

Futuro

Outro destaque da CES 2019 foi o keynote do presidente e CTO da LG Electronics (LG), Dr. I.P. Park, que descreveu a visão que...

Design

Segunda-feira, 14h30. O gerente da área apaga a luz da sala e inicia aquela angustiante e sonolenta sessão de slides. Só de descrever o...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.