Compartilhe:   

Orkut ganha novo logotipo e fica mais maduro, mas não agrada

por Com limão

Já se passaram alguns minutos da 09h30min da manhã. Assim como outros tantos paulistas, Susan Taing, gerente de Marketing de Produto do Google vê o frio de São Paulo enquanto posta no blog oficial da empresa, a notícia que iria esquentar seu dia.

Claro que o parágrafo acima é apenas um pedaço de ficção deste jovem editor, mas um dos produtos Google ganha hoje um redesenho de marca. Estamos falando do Orkut!

Sim, você pode ter trocado a rede social pelas fazendas de Mark Zuckerberg, mas isso não quer dizer que ela deixou de existir. Pelo contrário, o Brasil continua sendo uma das poucas frentes em que o Orkut consegue resistir bravamente contra o Facebook.

Batalhas online a parte, vamos falar sobre o redesenho da marca. Se você foi um dos inteligentes que pensou “ah! ficou igual o logo da Marisa”, deixa eu te mostrar por onde que você sai. Agora se você é esperto um pouco para saber que as duas tipografias são bem distintas e nem mesmo os seus Pantones são iguais, vamos continuar.

Antes de qualquer comentário, vamos analisar as palavras da empresa. Segundo o Google, o novo logotipo tem como ideia refletir a atual “cara” do Orkut, com uma identidade visual mais moderna, encorpada, madura e ousada.

Check list em mãos? Então vamos lá! Mais moderna? Confere! Encorpada? Ok! Madura? Ok! Ousada? Hum, isso vai dar o que falar.

Realmente o novo logo ficou muito mais moderno. Podemos dizer que gradiente e efeitos de reflexo são tão anos 90 até mesmo para uma marca da internet. Já a encorpada não tem o que discutir. O antigo tinha linhas tão finas, que quando reduzidas transformavam o logo em um desenho de lapiseira. Isso sem contar em um espaçamento de letras pra lá de estranho.

O novo logo manteve algumas características interessantes do antigo, mas conseguiu amadurecer (principalmente do ponto de vista do design gráfico). O seu “o” ainda pode ser usado como ícone gráfico, o “k” ganhou um balanceamento na altura da sua haste e o “t” ainda brinca com apenas um dos lados.

Comparado com o antigo, o novo logo foi melhorado 100%. Para ver isso não é necessário ser nenhum designer expert. Agora sim podemos dizer que o Orkut saiu do Beta. Agora se você é daqueles que “preferem o antigo”, basta clicar no link “versão antiga” (no menu de opções da sua página do Orkut) e divertir-se com os gradientes e descompassos da década passada.


Com limão tornou-se muito mais que um site. Após anos no ar, ele virou uma mistura de ideias com um toque especial, escrito por profissionais do mercado mundial.

Eles podem tirar nossas vidas, mas nunca poderão tirar nossa liberdade – William Wallace, em Coração Valente


1

One Response to Orkut ganha novo logotipo e fica mais maduro, mas não agrada

  1. .O novo logo perde o degrade e o brilho passando a ter uma cor solida e uma forma mais compacta que dialoga bem com a cara mais minimalista e moderna que a rede vem ganhando. ……………………………….Publicado por em ……………………Para comemorar seus 80 anos a Bridgstone decidiu dar uma repaginada sutil no seu logo ganhou linhas mais curvas para dar ritmo e movimento a forma..O logo ficou mais leve gracas aos espacos livres entre as letras que dialoga com o conceito de forca flexivel alem de criar a sensacao de velocidade e adaptacao a mudanca o que mostra a evolucao em relacao ao logo antigo que expressava somente forca e sensacao de velocidade..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Voltar para o topo ↑

  • Newsletter

  • Últimos tweets