Compartilhe:   

Madeira de jornal – Uma alternativa para reciclar a sua leitura diária

por Victor Vasques

De banheiro para o seu cachorro a adubo, jornal é um material que possui uma versatilidade imensa, extrapolando a leitura matutina. Para demonstrar isso, a designer alemã Mieke Meijer criou o que chama de “madeira de jornal”.

Empilhados, colados e enrolados como se fosse lenha, os jornais são secos e depois cortados, tornando-se semelhante a madeira, ou seja, podendo ser cortada e lixada.

Após testar o material quando ainda era estudante de design em um projeto de 2003, Meijer se uniu a outros jovens designers da empresa alemã Vij5 para criar peças de mobília funcionais e diferentes, feitas a partir da madeira de jornal.

Na criação desses protótipos, os jovens designers da Vij5 foram além e desenvolveram também peças de mobília, mas também acessórios de moda e luminárias.

Desafiando a fragilidade que se espera do jornal, a holandesa Greetje van Tiem combina madeira de jornal com madeira real para fazer peças como mesas e cadeiras.

Irônico, mas, ainda assim, funcional, a peça de Christian Kocx apresenta uma luminária interessante na qual uma lâmpada de LED é acesa com a remoção de um jornal enrolado dentro da estrutura de Madeira de Jornal. Para apagar a lâmpada, é só devolver o jornal ao lugar.

A ideia da madeira de jornal é interessante, pois mostra que o material não precisa virar outro produto de papel quando reciclado, abrindo caminho para um mundo. Basta ser criativo!

Fonte: O texto acima foi baseado na matéria Jornal reciclado vira “madeira” e mobília do blog Treehugger


Victor Vasques é designer, editor chefe do Com limão e sócio proprietário da Citrus Consultoria. Como gestor de marcas e criativo, já atuou com grandes marcas, como Discovery, UOL, iG, Globo.com e VEJA.

Eu irei lhe fazer uma proposta que você não poderá recusar - Don Vito


1

One Response to Madeira de jornal – Uma alternativa para reciclar a sua leitura diária

  1. fabio ferreira says:

    Com certeza é uma tendência promissora e tem tudo pra ser aperfeiçoado e ganha proporção dantesca no no mundo de decoração de interiores…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Voltar para o topo ↑

  • Newsletter

  • Últimos tweets

  • Facebook