UPack: Consumindo menos espaço e material no transporte de cargas • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Design

UPack: Consumindo menos espaço e material no transporte de cargas

Criado por designer, folha de papelão é projetada para substituir as tradicionais caixas de transporte

Nos últimos meses tenho levado muitas coisas para despachar por Correios e não paro de pensar como as embalagens oferecidas por estas empresas de transportes de cargas são confusas e mal projetadas. Isso não é uma é exclusividade brasileira, pare para olhar qualquer transportadora e verá que opções variam de caixas quadradas para caixas retangulares. No entanto, uma coisa que não fica explícita para você, simples consumidor que apenas quer ver sua encomenda chegar inteira e no destino, é que não importa o peso da sua mercadoria, mas o volume.

Dúvida? Então tenta enviar uma garrafa de vodka dentro de uma embalagem “inteligente”. Eu diria impossível, mas isso foi até conhecer o projeto do designer Patrick Sung. Chamada de UPacks, a ideia é que uma simples folha de papelão possa substituir as velhas caixas.

Com pequenos talhos em sua estrutura, a folha mantém sua rigidez, ao mesmo tempo em que pode ser dobrada das mais variadas formas. Basta aliar a UPack ao simples plástico bolha e pronto! Uma embalagem perfeita, simples e que consome menos volume.

Ah sim! O volume. Você não paga apenas pelo peso, mas o volume da sua encomenda, ou seja, o espaço que a sua singela caixa vai ocupar no caminhão da transportadora é o mais caro. Afinal, quanto mais espaço ela tiver para vender, melhor!

Só fico pensando em uma questão. Quando o assunto são produtos frágeis, não seria interessante criar algo dotado de um componente semelhante ao D3O? Para quem não conhece o produto, ele é um polímero composto maleável que ao receber uma pancada torna-se duro como pedra. Talvez uma solução que misturasse o UPack e o D3O seria um casal perfeito.

Leia também

Design

Descubra "Isso não é (só) um Date", o card game do Tinder projetado para transformar primeiros encontros e aprofundar conexões.

Design

Os avatares criados pelo Lensa invadiram as redes sociais. Você provavelmente já viu alguma imagem criada pela inteligência artificial presente no aplicativo da Prisma...

Design

Em janeiro de 2022, o Com limão publicou o texto “As tendências criativas de 2022, segundo a Shutterstock“, resumo das análises feitas a partir...

Design

Atenção, criativos! Se você quer ficar atualizado com as tendências do ano, sugiro que leia na íntegra os dois relatórios da Shutterstock. O primeiro,...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.