Compartilhe:   

Games ativos não aumentam exercícios das crianças, mas queimam mais calorias

por Victor Vasques

Alguns meses atrás eu cheguei a brincar nas redes sociais que os games tinham me traído. Isso porque tinha ficado extremamente cansado após uma partida dez minutos no videogame de casa. Tempo que em outras gerações, não fariam nem meus dedos suarem. Ainda lembro que na época comentei que “acabaria com uma barriga tanquinho, se jogasse horas de videogame”.

No entanto a maldição do sedentarismo, atrelado aos games deve seguir firme e forte por alguns anos. Segundo estudo divulgado pela rede de notícias Reuters, jogar Wii ou Kinect pode não significar que as crianças estão fazendo mais exercícios.

De acordo com o estudo americano, jogar boxe, tênis e danças virtuais não significa que as crianças estão satisfazendo suas necessidades diárias de exercícios.

Coordenado pela equipe de estudo da Baylor College of Medicine, de Houston, o estudo mostrou que os videogames ainda não conseguem substituir as brincadeiras ao ar livre. A equipe, liderada por Tom Baranowski, constatou que o grupo de crianças – entre 9 a 12 anos e com peso acima da média – usadas para monitorar o estudo, manteve a média de 25 a 28 minutos de atividade moderada ou vigorosa a cada dia, período quase idêntico com as crianças que optaram apenas por jogos tradicionais.

É claro que nem tudo está perdido e ainda existe uma esperança para a minha “barriga tanquinho”. De acordo com Jacob Barkley, da Kent State University, o estudo feito com acelerômetro é passível de falhas. Contestado por Barkley, a experiência não teria levado em conta alguns movimentos – como o dos braços, em um jogo de boxe – e (para alegria geral da nação) afirma: “os games podem não elevar muito a atividade física, mas podem elevar o dispêndio de calorias um pouco mais que o tradicional e o efeito acumulativo podem ser benéficos”.

Via Reuters


Victor Vasques é designer, editor chefe do Com limão e sócio proprietário da Citrus Consultoria. Como gestor de marcas e criativo, já atuou com grandes marcas, como Discovery, UOL, iG, Globo.com e VEJA.

Eu irei lhe fazer uma proposta que você não poderá recusar - Don Vito


0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Voltar para o topo ↑

  • Newsletter

  • Últimos tweets

  • Facebook