Sahara Forest: Tecnologia e sustentabilidade para áreas desertas • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

EcoDesign

Sahara Forest: Tecnologia e sustentabilidade para áreas desertas

Projeto audacioso promete tornar áreas desertas ricas em produção sustentável

A desertificação é um processo que tem se alastrado pelo mundo todo, inclusive o Brasil. O aquecimento de áreas semiáridas tornam regiões do mundo inviáveis para agricultura, o que tem tirado o sono de muita gente. Apenas para se tiver uma ideia, especialistas afirmam que só o Ceará pode perder 70% da sua fertilidade, caso a região tenha o aumento de 7 graus na sua temperatura média.

Claro que existem “n” formas de se evitar isso e ajudar que o planeta não vire Marte. Mas e as regiões que já foram afetadas?

Um projeto piloto, desenvolvido no Qatar e com previsão para ser implementado no deserto do Saara, pode mudar bastante este cenário. Chamado de Sahara Forest Project, a ideia é criar oásis sustentáveis em lugares inóspitos.

Separado em sete setores, os oásis são capazes de gerar energia elétrica por meio de painéis solares e produzir sal, além de diminuir as emissões de CO² e o aquecimento da região com a ajuda de tanques de algas. Podemos dizer que o projeto é um kit de melhoria para regiões atingidas pela desertificação.

Produzidos em uma parceria entre a Yara International ASA e a Qatar Fertiliser Co., o Sahara Forest Project já está em andamento e o projeto piloto deve sair do papel ainda em 2012.

Leia também

Impacto

Inovações de sustentabilidade da Razer incluem o uso de materiais reciclados em periféricos e compromissos para reduzir emissões de CO2.

Design

Conheça o Yoga Book 9i, o primeiro notebook de tela dupla do mundo da Lenovo, já disponível para venda no Brasil.

Impacto

A divisão de ar-condicionado da LG do Brasil anunciou nesta segunda (26), que recebeu antecipadamente o selo A do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade...

Impacto

O CO² é um dos grandes inimigos da nossa era, e um dos setores que causam maior impacto em um volume gigante de emissões...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.