Compartilhe:   

Extensis: Nova marca para a quem cuida das suas tipografias

por Victor Vasques

Um designer que se preze nunca deixa de ter o seu grupo de famílias tipográficas por perto. Este tipo de profissional também (obrigatoriamente) deve conhecer os softwares da Extensis. Famosa pelo seu Suitcase Fusion, um dos melhores gerenciadores de fontes para Mac e PC, a empresa está ganhando cara nova.

Criada em 1993, a Extensis sempre teve excelentes programas, mas seu logo nunca foi um forte. Por isso que merece ser ovacionado o trabalho desenvolvido pela Owen Jones & Partners, em parceria com a Blue Collar Agency. Responsáveis pelo redesign da marca, o grupo assumiu o mantra da empresa “Quality, Creativity, Darwinian and Love” e criaram um novo logo que – de longe – é melhor do que o antigo.

Claro que um redesign, em sua essência, tem que ser melhor. Mas o salto entre o logo anterior e o novo é quase que um duplo twist carpado invertido no mundo do design. Mas vamos parar de puxar o saco e vamos analisar o trabalho.

O que é a Extensis? Uma empresa que trabalha diretamente com tipografia, certo? Foi pensando nisso que o time de designers decidiu criar um “e” que funciona simultaneamente como um tipo e um símbolo. As formas suaves e a cor azul deram ao “e” simbólico vida, quase que um sorriso e uma expressão de quem quer falar.

A paleta de cores, nova tipografia e suas aplicações

Com o objetivo de criar um logo mais amigável, quase que um companheiro para os designers, foi abolido da paleta original que tinha como mandante o preto e o vermelho que, de tão forte, parecia que queria te violentar visualmente. No entanto, não era só o vermelho que aplicava esta agressão visual, a tipografia reta e com talhos diagonais criavam pontas nas letras que pareciam prontas para podar a criatividade do designer ou espetar aqueles que usassem Comic Sans.

No lugar, o azul acolhedor e suave, deixando o preto como um singelo coadjuvante. Para completar, foram selecionadas mais três cores “cítricas” para serem usadas como apoio a principal.

Para a tipografia, uma inspiração que mistura as fontes Donnerstag, Adelle, Vista Slab e Museo Slab 300 resultou em um equilíbrio perfeito entre linhas retas e curvas do novo tipo, desenvolvido especialmente para a Extensis.

Completando o conjunto de cores e tipografia, como a empresa possui diversos produtos, foram adotados pesos diferentes para as fontes, criando equilíbrio entre o nome do produto e a – sempre presente – marca mãe.

Para não dizer que nem tudo são rosas

Confessar que a minha ideia inicial era apontar pontos que gostaria de melhorar na nova identidade, no entanto o trabalho foi tão bem orquestrado, que fica difícil criticar o trabalho da Owen Jones e Blue Collar.

Talvez eu deixasse a paleta um pouco mais forte, não tão agressivo, mas algo mais “tropical”. Aplicar um pouco mais de personalidade no grande “e”, se isto for possível.


Victor Vasques é designer, editor chefe do Com limão e sócio proprietário da Citrus Consultoria. Como gestor de marcas e criativo, já atuou com grandes marcas, como Discovery, UOL, iG, Globo.com e VEJA.

Eu irei lhe fazer uma proposta que você não poderá recusar - Don Vito


0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Voltar para o topo ↑

  • Newsletter

  • Últimos tweets

  • Facebook