Compartilhe:   

RepubLIKE: A versão moderna do “eu amo a República Tcheca”

por Victor Vasques

A marca que abre o texto de hoje custou US$ 119 mil em um concurso nacional, mas sinceramente poderia ter custado muito mais pela genialidade. Simples, bem refinada e discreta. Não importa que ela não seja atemporal, ela é moderna, é atual e, acima de tudo, é jovem. Esta é a nova marca da Republica Tcheca.

Assim como as terras tupiniquins possuem a marca Brasil, a Europa Central ganhou uma nova marca para identificar este pequeno país no coração do continente. Com uma referência ao “like” do Facebook, a marca foi projetada para fazer uma analogia com o verbo gostar (e o curtir da rede social) e se adaptar ao final da palavra “republic” (bem semelhante em outros idiomas).

A identidade visual ainda fica por conta do azul e branco (cores nacionais do país) e um leve sublinhado que se torna elemento gráfico da nova marca.

Coincidência ou não, eu diria que o “like” me lembrou uma versão atual do “I ♥ NY”. Qual a sua opinião? Genialidade ou analogia barata?

 


Victor Vasques é designer, editor chefe do Com limão e sócio proprietário da Citrus Consultoria. Como gestor de marcas e criativo, já atuou com grandes marcas, como Discovery, UOL, iG, Globo.com e VEJA.

Eu irei lhe fazer uma proposta que você não poderá recusar - Don Vito


0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Voltar para o topo ↑

  • Newsletter

  • Últimos tweets

  • Facebook