Compartilhe:   

Kommersant: Um misto entre o russo clássico e moderno

por Victor Vasques

Ele tem mais de 100 anos, mas aposto que você nunca ouviu falar. O Kommersant é conhecido como um dos mais influentes jornais da Rússia. Exemplo de marca que conseguiu se adaptar aos mais diversos momentos culturais de um povo, entre guerras e Putins, o jornal sobreviveu ao século e em 2011 lançou um canal de televisão.

No entanto, assim como toda marca, era necessário se renovar. Para isso foi convocada a inglesa DixonBaxi que, em conjunto com a All of US e Double G Studios (ambas de Londres), desenvolveu a identidade visual do canal.

O conceito final ficou bem simples, usando o caractere “ъ” (referência à última letra da marca original, em russo “Коммерсантъ”), a nova identidade visual possui um símbolo forte e referencia visualmente a origem da marca – o “ъ” não possui som e só está presente no alfabeto cirílico.

A parte interessante (e ousada) deste trabalho é a solução final do trabalho. Coloridas e com toque de surrealismo à lá MTV, as vinhetas dão ao conteúdo sério – política, economia e outros – um ar despojado. Fugindo totalmente do tradicional que conhecemos para este tipo de veículo de comunicação.

Abaixo você confere as vinhetas do canal e uma tela informativa criada pela DixonBaxi.

kommersant-design-com-limao-post


Victor Vasques é designer, editor chefe do Com limão e sócio proprietário da Citrus Consultoria. Como gestor de marcas e criativo, já atuou com grandes marcas, como Discovery, UOL, iG, Globo.com e VEJA.

Eu irei lhe fazer uma proposta que você não poderá recusar - Don Vito



Voltar para o topo ↑

  • Newsletter

  • Últimos tweets

  • Facebook