Chinês: A língua de 1 bilhão de pessoas - Parte I • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Design

Chinês: A língua de 1 bilhão de pessoas – Parte I

Na última semana, o mercado financeiro amanheceu em alvoroço com as seguidas quedas na bolsa de valores chinesa. Não à toa, o país possui uma das maiores reservas de dólares. Mas não são só em população e dólares que a China lidera rankings.

A língua chinesa, além de ser o idioma nativo mais falado no mundo, é um gigante com suas próprias peculiaridades. Conhecida como um “macro idioma”, o chinês possui diversos dialetos e o famoso Mandarim é apenas um deles. Para você entender um pouco melhor, dê uma olhada no infográfico do espanhol Alberto Lucas López.

Especialista em infográficos, Alberto possui uma tonelada de prêmios (entre eles, o famoso Malofiej) e diversos trabalhos para importantes publicações, entre elas está a South China Morning Post, para quem criou o infográfico “A world of languages” (Um mundo de idiomas). Segundo o infográfico, mais de 1 bilhão de pessoas falam os principais dialetos chineses.

Outra curiosidade apresentada pelo infográfico é que o português está em sexto lugar (atrás do árabe e hindu) e o inglês perde para o espanhol. Lembrando, é claro, que são idiomas nativos. Quando o assunto é mundo corporativo, o inglês dá alguns saltos no ranking. Já o chinês, calcula-se que existam cerca de 30 milhões de alunos pelo mundo.

infografico-idiomas-ranking-mundo-alberto-lucas-lopez-com-limao-01

Você sabia? Um chinês para todos conquistar

Curiosidade #1: Em 1956 a China decidiu unificar o idioma no país, isso gerou diversas polemicas e, até hoje, muitas localidades chinesas não aceitaram o mandarim como idioma nativo.

#Curiosidade #2: A língua chinesa possui centenas de dialetos diferentes (muitos deles já mortos). A unificação não impediu que dialetos como o cantonês e o hakka se mantivessem vivos até hoje.

Curiosidade #3: A diferença entre os dialetos é tão grande que, alguns anos atrás, quando fui aprender mandarim e descobri que meu único amigo chinês falava cantonês, era como se um alemão tentasse conversar com um francês.

Leia também

Tecnologia

Descubra o monitor Smart LG MyView, uma combinação de design, produtividade e entretenimento com acesso a streaming e funções inteligentes em um dispositivo premiado.

Design

Conheça o Yoga Book 9i, o primeiro notebook de tela dupla do mundo da Lenovo, já disponível para venda no Brasil.

Design

Conheça os cursos de curta duração oferecidos pela Panamericana Escola de Arte e Design para o segundo semestre de 2023.

Tecnologia

Dell lança no Brasil monitor Touch Screen de 24” com suporte móvel, 10 toques simultâneos e hub USC-C integrado.

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.