Compartilhe:   

Chinês: A língua de 1 bilhão de pessoas – Parte I

por Victor Vasques

Na última semana, o mercado financeiro amanheceu em alvoroço com as seguidas quedas na bolsa de valores chinesa. Não à toa, o país possui uma das maiores reservas de dólares. Mas não são só em população e dólares que a China lidera rankings.

A língua chinesa, além de ser o idioma nativo mais falado no mundo, é um gigante com suas próprias peculiaridades. Conhecida como um “macro idioma”, o chinês possui diversos dialetos e o famoso Mandarim é apenas um deles. Para você entender um pouco melhor, dê uma olhada no infográfico do espanhol Alberto Lucas López.

Especialista em infográficos, Alberto possui uma tonelada de prêmios (entre eles, o famoso Malofiej) e diversos trabalhos para importantes publicações, entre elas está a South China Morning Post, para quem criou o infográfico “A world of languages” (Um mundo de idiomas). Segundo o infográfico, mais de 1 bilhão de pessoas falam os principais dialetos chineses.

Outra curiosidade apresentada pelo infográfico é que o português está em sexto lugar (atrás do árabe e hindu) e o inglês perde para o espanhol. Lembrando, é claro, que são idiomas nativos. Quando o assunto é mundo corporativo, o inglês dá alguns saltos no ranking. Já o chinês, calcula-se que existam cerca de 30 milhões de alunos pelo mundo.

infografico-idiomas-ranking-mundo-alberto-lucas-lopez-com-limao-01

Você sabia? Um chinês para todos conquistar

Curiosidade #1: Em 1956 a China decidiu unificar o idioma no país, isso gerou diversas polemicas e, até hoje, muitas localidades chinesas não aceitaram o mandarim como idioma nativo.

#Curiosidade #2: A língua chinesa possui centenas de dialetos diferentes (muitos deles já mortos). A unificação não impediu que dialetos como o cantonês e o hakka se mantivessem vivos até hoje.

Curiosidade #3: A diferença entre os dialetos é tão grande que, alguns anos atrás, quando fui aprender mandarim e descobri que meu único amigo chinês falava cantonês, era como se um alemão tentasse conversar com um francês.


Victor Vasques é designer, editor chefe do Com limão e sócio proprietário da Citrus Consultoria. Como gestor de marcas e criativo, já atuou com grandes marcas, como Discovery, UOL, iG, Globo.com e VEJA.

Eu irei lhe fazer uma proposta que você não poderá recusar - Don Vito


0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Voltar para o topo ↑

  • Newsletter

  • Últimos tweets

  • Facebook