A evolução das mídias digitais: Nós conseguiremos salvar a internet? • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Comunicação

A evolução das mídias digitais: Nós conseguiremos salvar a internet?

Hossein Derakhshan é um iraniano-canadense de 40 anos que passou os últimos seis anos na prisão. Ele não matou ninguém e nem roubou bens preciosos, pelo contrário, ele lutou por algo muito valioso, a liberdade de expressão. Ao tentar lutar contra a censura em seu país natal, Hossein foi preso por, como ele afirmou, “uma era inteira em termos online”.

Ao sair de sua caverna digital, o blogueiro se viu em um mundo digital totalmente diferente. Dominado pelo Facebook (atualmente com 1.5 bilhão de usuários), a comunicação online está morrendo. Redes sociais massacram os blogs e deixam a cultura do hiperlink à deriva em um mar de lixo digital.

Não só isso, segundo seu artigo “The Web We Have to Save”, publicado no Medium e traduzido pela Folha de S. Paulo, Hossein afirma que “a rede livre, diversificada, rica que eu amava – e pela qual passei seis anos em uma prisão iraniana – está morrendo”.

Concordo com Hossein em cada ponto e vírgula. Mais do que isso, vejo que a internet (brasileira) atual se dividiu em microcosmos. Temos os youtubers, caras com popularidade fugaz, que desaparecem e mudam com a mesma velocidade que um cometa.

Para completar, os “influenciadores” brigam com unhas e dentes pelo seu “like”. De tanta briga, esqueceram o seu propósito: o conteúdo. Vale tudo, desde que apareça na mídia. E não estou falando de jornal ou tv, estou falando da sua timeline.

Culpa deles ou nossa? Afinal, damos atenção para eles. Aqui quero fazer um parêntese para compartilhar um anseio. No último fim de semana, vi alguém postando sobre uma fila enorme na Livraria Cultura. Quando questionou uma menina que estava na fila, ela apenas respondeu “não sei quem é, sei que ele está bombando no Youtube”. Meu cérebro congelou! Você está sentada, esperando uma fila ENORME e nem sabe quem é?! Ok, fim da indignação. Deixo a conclusão com vocês.

Mas voltando ao nosso amigo Hossein, uma frase resume bem o caminhar da internet e com ela quero concluir o texto. Espero que você também pare e pense: “No passado, a web era poderosa e séria o suficiente para me mandar para a prisão. Hoje parece ser um pouco mais do que entretenimento”.

Leia também

Tecnologia

Enquanto Elon Musk implode o Twitter, Mark Zuckerberg foca no metaverso e esquece os usuários presentes nas suas plataformas e o Orkut Büyükkökten não...

Tecnologia

A linguagem é uma das ferramentas mais poderosas do mundo e, talvez por isso, seja capaz de construir muros ou pontes como nenhuma outra,...

1Bitcoin

Ao estudar história, o conceito mais presente é a centralização, afinal, esse é o principal modo pelo qual a sociedade se organizou. Reinados são...

1Bitcoin

Na última semana, Mark Zuckerberg se reuniu com diversos jornalistas para mostrar aquilo em que a Meta, o antigo Facebook, tem se empenhado nos...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.