Compartilhe:   

Busca reversa de imagens: Isso vai ajudar o seu dia a dia

por Victor Vasques

O texto de hoje é essencial para quem trabalha com imagens. Quem nunca olhou para uma imagem e pensou “quero uma foto neste estilo, vou procurar no banco de imagens” e passou horas procurando palavras relacionadas e tags. A Shutterstock entendeu esta necessidade de designers, publicitários e outros profissionais criativos e lançou a primeira busca reversa por imagens para dispositivos móveis (inicialmente apenas iOS). A ideia é simples é que os usuários possam fotografar ou fazer uploads, por meio do aplicativo da empresa, para buscar conteúdo com estilos semelhantes.

Parece complicado, mas é mais simples e útil do que você imagina. O Com limão testou em primeira mão o novo aplicativo e a praticidade é incrível. Foram poucas as imagens que ele não reconheceu ou não encontrou resultados semelhantes. Como a Shutterstock conta com um acervo de mais 80 milhões de imagens, as chances do aplicativo mostrar uma imagem semelhante a buscada são grandes.

Desde que lançou seu primeiro aplicativo para celular, há cinco anos, a Shutter tem investido na criação de tecnologia móvel de fácil uso. Trazer a aprendizagem automática para os dispositivos móveis é o próximo passo em direção a um futuro mais centrado em mobile para imagens. Como os usuários fazem upload de fotos capturadas por smartphones para pesquisar na coleção da Shutterstock, essa rede neural resultou em estudos e aprendizados sobre quais são os tipos de imagens mais populares para uso móvel, em vez de uso na área de trabalho; com o tempo, isso vai evoluir para a identificação de uma autêntica fotografia tirada em ambientes mais naturais. Os dados coletados apresentarão tendências emergentes e melhores técnicas em dispositivos móveis.

Esta é a mais recente inovação da Shutterstock feita para permitir a pesquisa e descoberta de experiências além de palavras-chave. No início deste ano, a Shutterstock anunciou que aplicou técnicas de aprendizagem automática para ensinar seus computadores a conhecerem a sua coleção de imagens de alta qualidade.

“Quando nós lançamos a busca reversa por imagens, sabíamos que era um ajuste perfeito para o nosso aplicativo móvel – é sem dúvida um dos melhores casos de uso para a tecnologia de visão computacional em geral”, disse o CEO da Shutterstock e fundador Jon Oringer. “É tão fácil tirar uma foto e todos armazenam centenas ou milhares delas em seus aparelhos celular. Agora você pode usar as fotos para te ajudar a procurar e encontrar imagens semelhantes e de melhor qualidade, imagens mais adequadas para as suas necessidades profissionais. ”

Abaixo você confere alguns exemplos de busca reversa feitas por nós. Usamos três imagens (lado esquerdo inferior): Estátua do Homem Aranha, controle do Xbox One e fotografia feita durante o ProXXIma 2016.

shutterstock-aplicativo-ios-busca-reversa-01 shutterstock-aplicativo-ios-busca-reversa-02 shutterstock-aplicativo-ios-busca-reversa-03

Busca reversa de imagens: Isso vai ajudar o seu dia a dia Victor Vasques

Shutterstock iOS

Usabilidade
Reconhecimento de imagem
Compatibilidade
Acervo de imagens

Summary: Fotografar ou fazer upload de uma imagem para buscar outros conteúdos semelhantes é muito interessante. Outra grande vantagem é ser um aplicativo gratuito, o que não gera custos adicionais para quem já tem uma conta Shutterstock. A grande desvantagem é a compatibilidade apenas com plataformas iOS.

3.8

Ajuda na busca



Victor Vasques é designer, editor chefe do Com limão e sócio proprietário da Citrus Consultoria. Como gestor de marcas e criativo, já atuou com grandes marcas, como Discovery, UOL, iG, Globo.com e VEJA.

Eu irei lhe fazer uma proposta que você não poderá recusar - Don Vito


0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Voltar para o topo ↑

  • Newsletter

  • Últimos tweets

  • Facebook