peso-argentino-redesign-com-limao

Compartilhe:   

#Inspiração – O redesenho latino do Peso Argentino

por Victor Vasques

“O design de papel moeda se apresenta como um gênero autônomo dentro do campo do design em comunicação visual”. Assim começa a apresentação do projeto da dupla Gilda Martini (Uruguai) e Gabriela Lubiano (Argentina). As designers latino-americanas decidiram criar um redesign do peso argentino.

Apesar de já ser um projeto antigo (desenvolvido em 2015 e publicado no começo de 2016), eu – particularmente – nunca tinha visto. Como o case é fantástico, acho que vale publicar aqui no Com limão.

Quem trabalha com design gráfico, sabe que desenhar um papel moeda não é algo fácil. Não basta ter um design bonito, é necessário inserir elementos de segurança e vários outros detalhes. É a perfeita união entre forma e função. No caso do projeto da dupla latina, foi inserido um filtro visível apenas em luz ultravioleta, além de marca d’água, trama, retrato metálico e microtexto. As ilustrações das notas são animais presentes na região. Um trabalho belíssimo!

peso-argentino-redesign-com-limao-07

peso-argentino-redesign-com-limao-06

peso-argentino-redesign-com-limao-05

peso-argentino-redesign-com-limao-04

peso-argentino-redesign-com-limao-03

peso-argentino-redesign-com-limao-02

peso-argentino-redesign-com-limao-01

Para quem quiser conhecer um trabalho mais “nórdico”, vale a pena relembrar ou (se ainda não conhece) olhar o projeto que o suíço Travis Purrington fez para as notas de dólar americano. Um pouco mais “sóbrio” e com menos cores, mas a complexidade do projeto não fica muito atrás do peso argentino redesenhado.

dolar-americano-redesign-com-limao-03

dolar-americano-redesign-com-limao-01

dolar-americano-redesign-com-limao-02


Victor Vasques é designer, editor chefe do Com limão e sócio proprietário da Citrus. Worklover assumido, já atuou com grandes marcas, como Discovery, UOL, iG e Itaú.

Eu irei lhe fazer uma proposta que você não poderá recusar - Don Vito


0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Voltar para o topo ↑