cpu-gpu-samsung-odyssey-com-limao

Compartilhe:   

CPU vs. GPU: Você sabe a diferença entre os dois?

por Victor Vasques

Você sabe qual a diferença entre CPU e GPU? A pergunta pode parecer simples para quem está acostumado, mas entre o consumidor comum, as duas nomenclaturas ainda criam altas confusões. Para facilitar a vida do consumidor e ajudá-lo a escolher o notebook ideal para seu perfil de uso, a Samsung nos explicou a importância da CPU e da GPU e qual o papel delas em seu notebook.

A CPU é o cérebro do computador, o processador de sua máquina. Do inglês Central Processing Unit, ou Unidade Central de Processamento, é a parte que organiza as diversas ações e funções que serão desenvolvidas pelo aparelho. Quanto mais poderosa a CPU, maior é a velocidade com que o computador realiza cálculos.

Para o usuário, essa velocidade é sentida na agilidade com que são executados alguns tipos de programas, especialmente os que utilizam cálculos pesados. Um exemplo de atividades que fazem uso máximo do processador são programas de manipulação de imagem, desenho digital e modelagem 3D. Planilhas complexas também exigem bastante do processador. Eu, particularmente, já vi uma pessoa usar PC gamer para processar planilhas de Excel.

No caso da Samsung (já que eles estão explicando para nós, acho justo um free jabá), os notebooks mais poderosos são o Samsung Expert X51 ou o Samsung Odyssey, contam com processadores de alto desempenho, capazes de rodar até mesmo as mais pesadas aplicações.

Já a GPU é uma parte do computador dedicada aos gráficos que aparecem na tela. A GPU (do inglês Graphics Processing Unit, ou Unidade de Processamento Gráfico) é especialista em cálculos de ponto flutuante, importantes para compor a geometria dos gráficos 3D de jogos. A memória utilizada nas GPUs também costuma ser mais rápida que as das CPUs, o que traz uma melhora significativa na fluidez do que aparece na tela. Notebooks com GPUs poderosas dedicadas são capazes de rodar com muito mais desenvoltura os games e aplicações com aceleração gráfica habilitada, como aplicativos de edição de vídeo.

A GPU é, basicamente, a placa de vídeo. Quanto mais poderosa a GPU, mais elementos podem ser exibidos na tela, com mais efeitos, como luz, partículas, névoa e distorção óptica. Para quem trabalha com Photoshop, After Effects e outros programas Adobe, esses dois pontos são muito importantes no momento da escolha de um notebook para trabalhar.

“É importante que o consumidor entenda que o desempenho do notebook está relacionado diretamente aos componentes que estão embarcados” explica Sandra Chen, Diretora da área de Notebooks da Samsung do Brasil. “Saber o que faz cada componente-chave ajuda muito na hora de escolher qual notebook levar para casa. O objetivo da Samsung é oferecer uma experiência de uso excepcional, seja qual for o perfil do usuário”, conclui. Entendeu? Precisa de ajuda? Deixe o seu comentário abaixo.


Victor Vasques é designer, editor chefe do Com limão e sócio proprietário da Citrus Consultoria. Como gestor de marcas e criativo, já atuou com grandes marcas, como Discovery, UOL, iG, Globo.com e VEJA.

Eu irei lhe fazer uma proposta que você não poderá recusar - Don Vito


0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Voltar para o topo ↑

  • Newsletter

  • Últimos tweets

  • Facebook