O futuro: Brasil recebe teste de rede 5G com realidade virtual • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Futuro

O futuro: Brasil recebe teste de rede 5G com realidade virtual

Um mundo conectado pela realidade virtual e a rede móvel 5G. Pode parecer a sinopse de um filme de ficção científica, mas tudo está caminhando para se tornar realidade. No texto “As previsões da Singularity University até 2038 – Parte II: O futuro”, comentei para o site InovaSocial algumas previsões feitas pela SU para as próximas décadas. Uma delas previa o seguinte cenário: “2032 – Avatares robóticos se tornam popular, permitindo que todos tenham a capacidade de ‘teletransportar’ sua consciência para qualquer lugar no mundo.”

Ainda no meu texto do InovaSocial, a Singularity University prevê que em 2020, “a rede 5G deve liberar velocidades de conexão de 10 a 100 GB para smartphones em todo o mundo”.

Besteira? Acho que não. Pela primeira vez, um teste com solução fim a fim será conectado e operado por meio de uma rede móvel usando a tecnologia 5G. A Vivo e a Huawei apresentaram na última semana (12) a operação do equipamento conectado à rede 5G na frequência 3.5Ghz.

A aplicação utilizada no teste possui sensores, câmeras e óculos de realidade virtual proporcionando uma experiência de jogo online, mesclando interação humana com experiência virtual. Segundo as empresas, o emprego de uma rede 5G, com maior capacidade e melhor desempenho, irá possibilitar o convívio harmonioso entre banda larga móvel (MBB) e outros tipos de serviços, como parte do caminho de evolução para o 5G.

“A Vivo está trazendo novas funcionalidades para otimizar sua rede móvel e permitir uma melhor experiência do cliente na navegação de dados. Essa demonstração comprova o enorme potencial da rede 5G para novas aplicações que vão além de uma conexão excelente”, explica Atila Branco, diretor de Planejamento de rede da Vivo.

Segundo ele, com a evolução da rede, novas aplicações que demandam baixa latência (menor que 2ms) poderão ser gradativamente oferecidas ao mercado, como, por exemplo, a transmissão ao vivo broadcast, monitoramento de cidades, apoio em situações de emergência e acidentes, serviços de entregas, verificação de tráfego de veículos, entre outras.

O futuro está aí na frente, só nos resta saber como vamos usá-lo.

Crédito: Imagem destaque – Por HQuality

Leia também

Comunicação

A LG deu um passo significativo no apoio à cena de e-sports feminina ao se tornar a nova patrocinadora oficial do Fluxo Demons, reconhecido...

Tecnologia

A LG Business Solutions, divisão B2B da marca, reafirma sua posição de liderança no fornecimento de soluções para o setor hoteleiro ao ser eleita,...

Apple

Apple Search Ads chega ao Brasil depois de quase 8 anos e permitirá promover apps com segurança e eficácia na App Store, impulsionando downloads...

Impacto

Nota do editor: O texto abaixo foi originalmente publicado em 30 de outubro de 2009. Em quase quinze anos, muita coisa mudou, não só...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.