Red Bull Basement University: A inovação social nas universidades • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Futuro

Red Bull Basement University: A inovação social nas universidades

Red Bull Basement University: A inovação social nas universidades

Nos últimos anos tenho falado muito sobre inovação social lá no InovaSocial. No entanto, sinto que muita gente ainda não sabe diferenciar o tema da questão “social”, ou seja, muitos ainda acreditam que inovação social é algo ligado a filantropia e/ou terceiro setor. Não está errado, mas também não está certo. A inovação social é algo muito mais amplo. Na essência, é uma inovação focada na sociedade. Como assim? Uma metodologia, uma tecnologia ou uma projeto que gere algum impacto na sociedade, isso é inovação social.

Veja a Red Bull, por exemplo. A marca possui o Red Bull Basement University, plataforma que busca incentivar os estudantes a co-criarem, inovarem, colaborarem e promoverem mudanças no campus por meio de soluções tecnológicas baseadas em DIY. Os vencedores (pode ser uma dupla), serão levados para a reunião global da plataforma, em Berlim, para aproveitar 4 dias de workshops com tudo pago.

O programa, que nasceu em 2015 no Brasil e hoje está presente em 22 países, inclui uma residência hacker, um makerspace, atividades regulares e um festival anual. Para participar, os universitários devem acessar a plataforma, preencherem um formulário de cadastro e enviarem um vídeo de até 60 segundos, detalhando uma ideia para solucionar um problema no campus de sua universidade.

Podem participar pessoas físicas, entre 18 e 25 anos, brasileiras, residentes e domiciliadas em território nacional, matriculadas em curso de graduação em universidade brasileira, nas seguintes cidades: São Paulo/SP; São Bernardo do Campo/SP; Campinas/SP; Ribeirão Preto/SP; Goiânia/GO; Brasília/DF; Belo Horizonte/MG; Juiz de Fora/MG; Ouro Preto/MG; Uberlândia/MG; Natal/RN; Fortaleza/CE; Recife/PE; Manaus/AM; Belém/PA; Porto Alegre/RS; Curitiba/PR; Salvador/BA; Aracaju/SE; Maceió/AL; e Rio de Janeiro/RJ. Para mais informações, sugiro dar uma olhada no regulamento.

Leia também

Design

Conheça o Yoga Book 9i, o primeiro notebook de tela dupla do mundo da Lenovo, já disponível para venda no Brasil.

Design

LG brilha no IDEA 2023, conquistando prêmios de design com produtos inovadores, como o PuriCare AeroFurniture e a primeira TV OLED dobrável do mundo.

Design

Mergulhe histórias por trás do design do lápis, desde suas origens artesanais até seu lugar como uma ferramenta indispensável de expressão.

Design

Em 2023, a Fast Company destaca o Canva como empresa do ano, na premiação Innovation by Design. Conheça os vencedores de todas as categorias!

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.