Copa 2022: A beleza e inspiração do estádio Al Thumama • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Design

Copa 2022: A beleza e inspiração do estádio Al Thumama

Copa 2022: A beleza do estádio Al Thumama

Essa semana (21), marcou o início da contagem regressiva de 4 anos para a Copa do Mundo FIFA de 2022, no Catar. Devido o forte calor do verão, o evento foi transferido para novembro, quando as temperaturas são mais amenas no país. Mas com ou sem calor, o Catar já está dando uma aula de planejamento.

Seguindo o projeto Vision 2030, que visa um crescimento econômico sustentável no país, focando em desenvolvimento social e ambiental, o país está com as obras bem adiantadas. O Khalifa Stadim já está pronto e outros três, dos oitos, estádios já estão em fase adiantada.

Um deles é o Al Thumama, uma obra de arte da arquitetura projetado pelo escritório do catariano Ibrahim M. Jaidah. Inspirado no gahfiya, gorro usado pelos homens da região, o estádio possui forma arredondada com perfurações em losango por toda a sua extensão. Além do design, o estádio possui tecnologia de ponta para integrar a abertura circular no teto com um grande sistema de resfriamento (que possibilitará o uso do prédio durante todos os meses do ano).

02-copa-2022-estadio-al-thumama-arquitetura-com-limao

04-copa-2022-estadio-al-thumama-arquitetura-com-limao

01-copa-2022-estadio-al-thumama-arquitetura-com-limao

Ainda falando sobre o design tão simbólico, o Al Thumama tem tudo para virar o queridinho dos catarianos. De acordo com Hassan Al Thawadi, autoridade responsável pelo evento no país, “esse design simbólico incorpora tudo o que nos une como árabes e muçulmanos, e é um tributo à primeira Copa do Mundo da FIFA no Oriente Médio”.

Com capacidade para 40 mil pessoas, o Al Thumama será influenciado pelo Vision 2030 e terá a sua capacidade reduzida para 20 mil, após a Copa do Mundo (o objetivo é reduzir os “elefantes brancos”, estádios que ficam sem utilização após o evento).




Antes de terminar este texto, vale falar uma coisa. Os projetos do Ibrahim Jaidah. Escritório fundado em 1966, ele é responsável por audaciosos projetos de arquitetura no Catar. Se você gosta de arquitetura e projetos grandiosos, vale a pena conhecer os projetos deles, como o Mashrabiya Resort (abaixo), um oásis no meio do deserto.

02-mashrabiya-resort-projeto-catar-arquitetura-com-limao

01-mashrabiya-resort-projeto-catar-arquitetura-com-limao

Leia também

Tecnologia

Uma das perguntas que mais ouço no mundo do design não é exatamente sobre design, mas sobre equipamento. Qual o melhor computador para editar...

EcoDesign

A Uber anunciou nesta segunda-feira (31) o projeto de construção do Uber Campus, a nova sede da empresa no Brasil, com o objetivo de...

Design

Inspiradas em um conjunto de luminárias suecas, as luminárias Nelson Bubble foram criadas pelo designer George Nelson em 1952, a partir do desejo do...

Design

A Copa 2018 pode ter terminado para o Brasil, mas a onda de memes não. Aliás, quando o assunto é zoeira, o brasileiro sabe...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.