Copa 2022: A beleza do estádio Al Thumama

Compartilhe:   

Copa 2022: A beleza e inspiração do estádio Al Thumama

por Victor Vasques

Essa semana (21), marcou o início da contagem regressiva de 4 anos para a Copa do Mundo FIFA de 2022, no Catar. Devido o forte calor do verão, o evento foi transferido para novembro, quando as temperaturas são mais amenas no país. Mas com ou sem calor, o Catar já está dando uma aula de planejamento.

Seguindo o projeto Vision 2030, que visa um crescimento econômico sustentável no país, focando em desenvolvimento social e ambiental, o país está com as obras bem adiantadas. O Khalifa Stadim já está pronto e outros três, dos oitos, estádios já estão em fase adiantada.

Um deles é o Al Thumama, uma obra de arte da arquitetura projetado pelo escritório do catariano Ibrahim M. Jaidah. Inspirado no gahfiya, gorro usado pelos homens da região, o estádio possui forma arredondada com perfurações em losango por toda a sua extensão. Além do design, o estádio possui tecnologia de ponta para integrar a abertura circular no teto com um grande sistema de resfriamento (que possibilitará o uso do prédio durante todos os meses do ano).

02-copa-2022-estadio-al-thumama-arquitetura-com-limao

04-copa-2022-estadio-al-thumama-arquitetura-com-limao

01-copa-2022-estadio-al-thumama-arquitetura-com-limao

Ainda falando sobre o design tão simbólico, o Al Thumama tem tudo para virar o queridinho dos catarianos. De acordo com Hassan Al Thawadi, autoridade responsável pelo evento no país, “esse design simbólico incorpora tudo o que nos une como árabes e muçulmanos, e é um tributo à primeira Copa do Mundo da FIFA no Oriente Médio”.

Com capacidade para 40 mil pessoas, o Al Thumama será influenciado pelo Vision 2030 e terá a sua capacidade reduzida para 20 mil, após a Copa do Mundo (o objetivo é reduzir os “elefantes brancos”, estádios que ficam sem utilização após o evento).



Antes de terminar este texto, vale falar uma coisa. Os projetos do Ibrahim Jaidah. Escritório fundado em 1966, ele é responsável por audaciosos projetos de arquitetura no Catar. Se você gosta de arquitetura e projetos grandiosos, vale a pena conhecer os projetos deles, como o Mashrabiya Resort (abaixo), um oásis no meio do deserto.

02-mashrabiya-resort-projeto-catar-arquitetura-com-limao

01-mashrabiya-resort-projeto-catar-arquitetura-com-limao


Victor Vasques é designer, editor chefe do Com limão e sócio proprietário da Citrus Consultoria. Como gestor de marcas e criativo, já atuou com grandes marcas, como Discovery, UOL, iG, Globo.com e VEJA.

Eu irei lhe fazer uma proposta que você não poderá recusar - Don Vito


0

Voltar para o topo ↑

  • Newsletter

  • Últimos tweets

  • Facebook