Kawaii, Anos 80 e Cultura Zine: Relatório de Tendências Criativas da Shutterstock 2019 • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Design

Kawaii, Anos 80 e Cultura Zine: Relatório de Tendências Criativas da Shutterstock 2019

Kawaii, Anos 80 e Cultura Zine: Relatório de Tendências Criativas da Shutterstock 2019

2019 ainda está no começo, então, que tal antecipar as principais tendências do ano com o Relatório de Tendências Criativas da Shutterstock? Para quem não lembra, em 2018, tendências como o holográfico, as estampas de unicórnios, os padrões de cactos e os tons pastéis em evidência, que pareciam estar em toda parte, foram antecipados pelo relatório e nós demos a dica aqui, no Com limão, logo no começo do ano.

Elaborado com base na análise de bilhões de pesquisas e downloads de imagens, vídeos e músicas feitos pelos usuários da plataforma, o relatório da Shutterstock é leitura obrigatória para todos os criativos. Entre os destaques deste ano:

  • Cultura Zine: A estética caseira e crua dos zines ganha uma atualização digital. Com aumento de 1.376% nas buscas, colagem artística contemporânea é uma estética que deve ganhar destaque em 2019;
  • Opulência dos anos 80: A hashtag #OldButGold nunca fez tanto sentido. Correntes de ouro, estampas de animais e muita atitude old school. Não espere bom gosto, o estilo dos anos 80 vem para divertir. Estampas de couro de cobra, correntes e leopardo tiverem um aumento, respectivamente, de 157%, 731% e 168%.
  • O futuro do passado: Videogames antigos, neon brilhante e paisagens futuristas serão uma tendência para 2019. O relatório do ano passado já havia sinalizado “Efeito Holográfico” como algo “para o futuro.” E o futuro chegou!

“Até mesmo os profissionais criativos mais talentosos às vezes querem um pouco de inspiração para o próximo grande projeto e o nosso Relatório de Tendências Criativas está aqui para ajudar”, disse Lou Weiss, diretor global de marketing da Shutterstock. “Com mais de 1,5 milhão de novos ativos adicionados semanalmente e milhões de usuários usando nossa plataforma, a Shutterstock tem volume de dados de busca e download para prever as tendências mais quentes e os mais novos modismos movidos pelo mundo do design. Mal podemos esperar para ver esses temas de design de 2019 ganhando vida em todos os lugares, desde campanhas publicitárias até passarelas e filmes. Este ano, nossas três principais tendências são influenciadas pelos princípios de design arrojado dos últimos anos, por isso, será particularmente interessante ver como elas evoluem com interpretações modernas mais adequadas para as plataformas digitais de hoje.”

Além dos destaques principais, a Shutterstock também classifica algumas tendências em ascensão. Confira:

Depois do plástico: Seguindo a tendência global de meio ambiente, sustentabilidade e causas de impacto, esta tendência nos lembra a importância das nossas escolhas. Sem plástico, escova de dente de bambu e Cânhamo tiveram crescimento entre 650% e 750%.

08-tendencias-criativas-shutterstock-2019-com-limao

Kawaii: A cultura fofinha do Japão deve invadir o ocidente. Se você ainda não sabe o que significa “kawaii”, está na hora de conhecer a onda inspirada em mangás e animes.

Kawaii, Anos 80 e Cultura Zine: Relatório de Tendências Criativas da Shutterstock 2019

Kalamkari: Mais uma tendência vindo o oriente, essa é a antiga e sofisticada arte indiana de pintura e impressão. Decoração em cerâmica é outro destaque nesta linha “feito à mão”, com crescimento de 974%.

Kawaii, Anos 80 e Cultura Zine: Relatório de Tendências Criativas da Shutterstock 2019

Romance Rococó: Quadros do velho mundo e floreios dramáticos são algo para se ficar de olho. Design vintage romântico teve aumento de 1.296% nas buscas, enquanto Damasco teve 1.227%. Segue um pouco a linha do #OldButGold

03-tendencias-criativas-shutterstock-2019-com-limao

Prisma: Bem parecido com a linha ‘80, luzes de boate teve um aumento de 7.923% e geometria colorida cresceu 434%. É um estilo otimista com sensação 3D.

04-tendencias-criativas-shutterstock-2019-com-limao

Hipnótico: Eles se mexem sem sair do lugar. Os padrões de caleidoscópio, hipnótico e arte poligonal devem ganhar as artes gráficas em 2019.

05-tendencias-criativas-shutterstock-2019-com-limao

Futurismo cotidiano: A Shutterstock chamou de “uma celebração dos avanços tecnológicos que estão redefinindo as nossas vidas”. Eu chamaria apenas de efeito colateral. Nenhuma novidade ver e-sports (+1.679%), Face ID (+1.414%) e RPA (+923%) como destaques nas buscas.

Por fim, a Shutterstock classificou “Tipografia tentadora” como uma tendência para se ficar de olho em 2019. Com crescimento de 8.389%, as “Letras com Cobertura” devem ser um destaque no período 2019-2020.

06-tendencias-criativas-shutterstock-2019-com-limao

07-tendencias-criativas-shutterstock-2019-com-limao

Leia também

Tecnologia

A Shutterstock anuncia inovação no mercado de imagens com a integração de Inteligência Artificial (IA) em sua vasta biblioteca, que abriga mais de 700...

Futuro

Entenda os impactos da inteligência artificial no design, a coexistência com talento humano e a substituição de profissionais.

Comunicação

A Coca-Cola lidera o ranking de marcas preferidas dos brasileiros em 2023, é o que afirma o relatório Brand Footprint da Kantar. O estudo...

Futuro

Já faz alguns meses que venho trabalhando com inteligências artificiais em diversas aplicações do cotidiano e do meu fluxo de trabalho. Em dezembro de...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.