Tendências em tecnologia para 2020 • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

1Bitcoin

Tendências em tecnologia para 2020

Tendências em tecnologia para 2020

A tecnologia evolui constantemente e prever os destaques para o futuro é um grande desafio. Mas algumas tecnologias que foram muito faladas em 2019, provavelmente deverão ganhar ainda mais escala em 2020, deixando de ser tendência para se tornarem uma realidade. Pensando em facilitar o plano de negócios para 2020 e entender o que pode ser aplicado para ampliar os resultados, listamos abaixo seis tecnologias que você deve ficar de olho a partir de agora.

Processamento em linguagem natural e automação de processos: Em 2020 vamos viver uma explosão ainda maior em projetos que utilizem linguagem natural para automatização de processos. Áreas como RH, atendimento ao cliente, helpdesk, dentre outras vão contar com processos cada vez mais inteligentes e disponíveis 24×7. A evolução dos algoritmos e técnicas de NLP (natural language processing) combinadas ao grande volume de dados são fatores decisivos para isso. Veremos ainda a adoção cada vez maior de voz como interface no mundo corporativo.

Visão computacional em todos os lugares: Em 2019 vimos muitos casos de aplicação de tecnologia de visão computacional, desde processos como marcação de ponto com reconhecimento facial até identificação de pragas na lavoura com um simples smartphone. O aumento do poder computacional nos dispositivos da ponta (edge computing) deve permitir o uso de visão computacional em processos como: checagem de qualidade em linha de produção, identificação de risco de pragas nas plantações, identificação de anomalias em exames de imagem e vários outros.

Aumento da capacidade do ser humano com IA: A inteligência artificial vai nos ajudar a aumentar ainda mais a nossa capacidade cognitiva, ao invés de nos substituir. Em 2020 (e nos anos subsequentes) vamos contar com modelos de machine learning nos ajudando a tomar decisões do dia a dia como, por exemplo, aprovação ou não de uma requisição de compra, previsão de vendas, aprovação automática de um procedimento médico e até identificar o risco de fraudes.

O poder computacional nas pontas (Edge computing): Cada vez que um carro, que tem a funcionalidade de “self-driving” (auto-condução), toma uma decisão de mudar de faixa para fazer uma ultrapassagem, pegar uma saída na estrada ou parar porque um pedestre está atravessando a rua, a computação para essa tomada de decisão acontece sem que o carro precise consultar o datacenter na nuvem. A próxima onda de cloud computing vai combinar o poder de processamento local juntamente com o poder de computação quase infinito que temos na nuvem. Temos visto isso já acontecendo em segmentos como agricultura, manufatura e saúde.

Aplicações Low e No-code: O sonho de se ter apps desenvolvidos por não desenvolvedores e que possam ser disponibilizados de forma ágil e com uma boa experiência de uso não é algo novo. No entanto, nos anos recentes o avanço de conectividade e de tecnologias das plataformas de low code ou até mesmo no-code tem tornado isto possível. No ano de 2019 trabalhamos em diversos projetos com os nossos clientes onde processos de negócio viraram apps que aumentaram muito a eficiência das empresas. Nossa aposta é que em 2020 o uso de plataformas no/low code deve aumentar ainda mais.

Privacidade e transparência: O surgimento da LGPD (Lei Geral da Proteção dos Dados) e a conscientização das pessoas da importância da segurança vai exigir que empresas invistam mais em segurança e prezem pela privacidade dos dados dos seus funcionários e clientes. Para os serviços em que nós somos os produtos (redes sociais, por exemplo), as pessoas vão exigir cada vez mais transparência para saber como esses dados são compartilhados. Já em 2019 notamos uma movimentação no mercado para definição e implementação de estratégias de dados com segurança e privacidade. Em 2020 acreditamos que haverá uma aceleração na adoção dessas tecnologias.

A digitalização do valor e a “banquerização do próximo bilhão”: Você pode não acreditar na moeda digital de maior destaque do mundo, o Bitcoin. No entanto, desde o início da existência do Bitcoin, não houve uma indisponibilidade ou ataque hacker com sucesso sequer e o seu uso cresce ano após ano. Nos últimos nós do TOTVS Labs utilizamos o Bitcoin para pagamento de fornecedores baseados nos mais diversos lugares do mundo. Além disso, utilizamos o blockchain do Bitcoin para assegurar a imutabilidade de dados importantes. Um outro caso bastante interessante que exploramos esse ano com nossos clientes, foi a utilização da rede lightning do Bitcoin em um Data Marketplace com suporte a microtransações sem intermediários. Existe um movimento bastante grande em utilizar o Bitcoin para “banqueirizar” as mais de 1,2 bilhão de pessoas que vivem hoje no continente africano. Como exemplo, temos a decisão do CEO da Square e Twitter, Jack Dorsey, em se mudar para a África em uma missão de levar Bitcoin para o continente.

Em 2020 as tecnologias continuarão evoluindo de forma eficaz para facilitar cada vez mais nossas vidas. Inovação e tecnologia são praticamente sinônimos, com os investimentos corretos e os parceiros ideais a sua companhia caminhará lado a lado com essas evoluções e se manterá competitiva no mercado.

Vincent Goetten é diretor do TOTVS Labs, laboratório de inovação e pesquisa da TOTVS

Leia também

Futuro

No frenético mundo corporativo, a Inteligência Artificial (IA) tem sido uma das palavras mais recorrentes, e, como devo afirmar na minha palestra do próximo...

Tecnologia

A LG Electronics anunciou o lançamento global de seus eletrodomésticos atualizáveis LG ThinQ UP, incluindo geladeiras, lavadoras e secadoras, fornos e lava-louças. Capazes de...

Futuro

A LG Electronics foi outra marca que marcou presença na CES 2023. Direto do Mandalay Bay Convention Center, em Las Vegas, e com o...

Design

Quero começar este texto com a mesma pergunta que fiz em agosto de 2022: “Qual o limite para um modelo virtual com inteligência artificial...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.