e-Krona, redesign do papel moeda e o futuro do dinheiro • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Design

e-Krona, redesign do papel moeda e o futuro do dinheiro

e-Krona, redesign do papel moeda e o futuro do dinheiro

Design de papel moeda sempre foi algo muito curioso para mim. Projetar uma nota ou um conjunto de notas para uma determinada moeda não é apenas um trabalho de design gráfico, mas envolve tecnologia e segurança, em algo que será produzido em escala e que precisa ser quase infalível contra cópias. Há alguns anos, vi o projeto de mestrado da húngara Barbara Bernát, que desenvolveu uma série de notas para o Florim Húngaro.

Um dos lados tinha gravuras de animais da fauna húngara e o verso representava plantas da flora do mesmo país. Um trabalho belíssimo, composto por 10 gravuras e design clean, também possuía uma impressão — visível apenas sob luz negra — onde os ossos dos animais funcionam como marca de segurança. Em resumo, um trabalho digno de nota 10.

De 2015, vamos para os dias atuais. O Banco Central da Suécia anunciou o projeto piloto do e-Krona (versão digital da Coroa Sueca). A proposta é, até 2023, transformar todo o dinheiro do país em versão digital. No ambiente de testes, os usuários deverão ser capazes de manter o dinheiro em uma carteira digital segura, efetuando pagamentos, depósitos e “saques” por meio de dispositivos móveis, sejam eles wearables, smartphones, relógios ou cartões.

O projeto piloto terá duração de 1 ano (fevereiro de 2021), com a opção de se estender, caso haja alguma necessidade técnica. Segundo o Banco Central do país, ainda não há uma decisão final sobre a emissão do e-Krona — apesar de existir um consenso sobre as mudanças nos próximos anos — ou sobre qual tecnologia poderá ser usada.

Em paralelo, no início de 2019, escrevi para o Instituto Tellus o texto “A China do Futuro: Depois do dinheiro, agora é a vez dos documentos serem substituídos”, onde já afirmava que, “segundo o Fórum Econômico Mundial, a Suécia pode parar de usar dinheiro em espécie até 2023.” Ainda no texto, escrevi: Na China, as notas de dinheiro viraram item de museu (literalmente). Na cidade de Shenzhen, no sul do país, o museu de design tem em exposição máquinas de ATM como peças históricas. Além disso, Tencent e Alibaba, com os seus respectivos WeChat e AliPay, trouxeram o país oriental para o mundo das e-wallets (carteiras digitais), substituindo a forma como o povo chinês paga contas, faz transferência de valores e, até mesmo, para dar esmolas na rua.

Seja na Suécia, China ou Somalilândia, uma coisa é quase certeza, o dinheiro em papel deve reduzir drasticamente nos próximos anos. Uma tendência global, seja ela impulsionada por inflações gigantescas ou por tecnologias cada vez mais presentes em nosso cotidiano.

Curiosidade: A Somalilândia, um país com orçamento de R$ 250 milhões e sem crédito no FMI, praticamente deixou de utilizar o papel moeda devido a sua inflação gigantesca (são necessários 9 mil Shilings para comprar US$ 1). O  país da África Subsaariana utiliza “troca de créditos” como base para transações financeiras. Leia mais sobre o caso da Somalilândia neste link.

Leia também

Design

Descubra "Isso não é (só) um Date", o card game do Tinder projetado para transformar primeiros encontros e aprofundar conexões.

Design

Os avatares criados pelo Lensa invadiram as redes sociais. Você provavelmente já viu alguma imagem criada pela inteligência artificial presente no aplicativo da Prisma...

Design

Em janeiro de 2022, o Com limão publicou o texto “As tendências criativas de 2022, segundo a Shutterstock“, resumo das análises feitas a partir...

Design

Atenção, criativos! Se você quer ficar atualizado com as tendências do ano, sugiro que leia na íntegra os dois relatórios da Shutterstock. O primeiro,...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.