Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

EcoDesign

Papel Eletrônico e Bateria Dobrável – Tecnologias do Presente

E-paper e bateria dobrável podem transformar o modo como nos relacionamos com o meio ambiente

Uma das coisas que as pessoas começaram a entender só agora é que tecnologia é coisa do presente. As tecnologias que no passado se pensavam ser incríveis e utópicas, hoje em dia as tem mais avançadas e de modo que até crianças sabem as manipular.

Agora, eu irei comentar sobre duas tecnologias, uma que já estava projetada desde a década de 70 e está sendo redescoberta agora, que é o papel eletrônico, e outra que foi recentemente criada, a bateria dobrável.

Nos dois casos, as viabilizações dessas tecnologias trariam um avanço gigantesco. Eu encontrei essas duas tecnologias em lugares diferentes, mas como são muito relacionadas, decidi junta-las neste post.

O papel eletrônico começou a ser desenvolvido na década de 70, mas por ser muito caro e não funcionar bem em cores, o projeto foi abandonado. Porém recentemente, uma empresa canadense solucionou o problema das cores, o que deu uma esperança nova para a retomada do projeto, com isso, quem sabe num futuro bem próximo, poderá ter grandes livros (literalmente) em uma folha.

Outra grande ideia recém-nascida é a bateria dobrável. Ela foi criada pelo chinês Zhang Xianchang e tem a espessura de meio milímetro. Por ser tão fina e muito flexível, a bateria pode ser enrolada, dobrada,… (quem sabe até fazer um origami chinês).

Com exceção do trocadilho, todo o resto é possível e já se especula a hipótese dessa tecnologia juntar-se ao papel eletrônico, criando novas tecnologias, como por exemplo, uma revista que se atualize a todo instante.

Benefício: Tantos que ainda nem dá pra imaginar.

O que tem de errado: Ainda falta um tanto a ser desenvolvido.

Destaque: Alta flexibilidade e espessura fina

Nota: Boquiaberto

Leia também

Design

Uma das estratégias mais legais no desenvolvimento de marcas é o co-branding, ou seja, quando duas marcas se unem para criar um produto ou...

Tecnologia

No terceiro episódio do Com limão Drops, conversamos com Paulo Palaia, CIO da GOL e diretor da GOLlabs; sobre inovação e tecnologia no setor...

Apple

A Apple anunciou nesta manhã (18), o Apple Music Radio. Com isso, duas novas estações de rádio ao vivo se juntam a Beats 1,...

Futuro

Quatro patas, corpo de metal e sensores de varredura. Bem que poderia ser a descrição de um máquina mortífera (se você já viu “Metalhead”,...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.