Sem categoria

Lego, 50 anos: Monte a sua diversão!

  Quem nunca brincou com um Lego, que atire a primeira peça! Hoje, dia 28 de Janeiro de 2008, é um dia memorável! Por quê? Porque a exatos 50 anos, uma empresa…

Compartilhe esse conteúdo:


 lego.jpg

Quem nunca brincou com um Lego, que atire a primeira peça!

Hoje, dia 28 de Janeiro de 2008, é um dia memorável! Por quê?
Porque a exatos 50 anos, uma empresa dinamarquesa chamada Lego, colocava a venda uns bloquinhos de plástico interconectáveis, criado por Ole Kirk Christiansen.
Para entender a fama imediata e a duração de tal nostalgia, que vemos qual era o lema de Ole: “Só o melhor é bom o suficiente”.

Desde então, o sistema Lego passou de peças mais simples para figuras humanas com braços articulados, trens, naves espaciais,… Os Legos se transformaram em referência na área de diversão, graças a sua gama infinita de combinações de encaixe, ganhando até mesmo versões para pc! Seis bloquinhos de Lego criam 915.103.765 combinações possíveis!

Os primeiros Legos eram de madeira, porque Ole, que era carpinteiro, teve a idéia de criá-los inspirados nas miniaturas de móveis que fazia.

Lego, do dinamarquês “leg godt”, traduzindo “brinque bem” (que em latim significa “eu monto/junto”), é pioneiro na indústria de brinquedos de crianças de 3 anos a adolescentes de 16 anos.

Existem instituições de ensino que usam o sistema Lego, desde a pré-escola, onde as peças mais simples de Lego divertem as crianças e estimulam a sua concentração e criatividade, até à universidade, onde linhas tecnológicas como a LEGO Technic e a LEGO Mindstorms permitem aos estudantes aperfeiçoarem-se em design, robótica e mecatrônica.

Existem, também, parques temáticos, chamados Legoland, na Dinamarca, Grã-Betanha, Califórnia e Alemanha. Porém, a família Christiansen, que continua proprietária das indústrias Lego, vendeu os parques, moveu parte de sua produção para a República Tcheca e Hungria e reduziu em um quarto o quadro de funcionários, para frear as perdas. Mas, mesmo assim, a companhia espera lucros de 550 para 900 milhões de coroas dinamarquesas, ou seja, 74 para 121 milhões de euros!

Então, parabéns aos 19 bilhões de legos produzidos esse ano, e um agradecimento ao falecido Ole, por ter feito tantas crianças felizes ao longo desses 50 anos (400 milhões de crianças só esse ano).



Nossa Newsletter

Assinar Agora
Leia também: