Impossível não comparar o mais novo produto do Google com o já conhecido Second Life. O mais novo Google Lively é definido, como a própria empresa diz: “um ambiente virtual 3D de grande interatividade semelhante ao já consagrado Second Life, da Linden Lab”.
Se a comparação é tão grande, qual o diferencial do Lively em relação à sua inspiração? Não podemos dizer que o grande diferencial é o Google, pois até mesmo grandes empresas estão sujeitas a grandes erros. O que podemos observar como grande destaque do Lively é o uso do navegador para o seu uso.
Acha isso simples? Vamos voltar alguns anos no tempo e relembrar da extinta (no Brasil) América OnLine, um dos grandes fatores que dificultaram a entrada da gigante americana em terras brasileiras foi o fato da empresa exigir que seus usuários baixassem um novo programa para navegar na interface AOL, este foi exatamente o mesmo erro do Second Life. Enquanto o software da Liden exige do usuário um computador potente, o novo Lively roda dentro do browser, tornando-se mais leve e mais acessível aos usuários comuns.
Quem está acostumado com a interface da antiga “segunda vida” vai adorar o Lively. Quem não conhecia este tipo de navegação, vai adorar a mais nova brincadeira do Google. Confira abaixo o vídeo (com apenas 1 minuto) demonstrando um pouco sobre essa nova rede.