Sem categoria

Maximídia - Advergames e muito networking

Ontem (7/10) começou um dos mais aguardados eventos anuais no mercado de comunicação. Em sua 18º edição, o MaxiMídia, hoje o maior evento do setor em toda a…

Compartilhe esse conteúdo:


maximidia2.jpg

Ontem (7/10) começou um dos mais aguardados eventos anuais no mercado de comunicação. Em sua 18º edição, o MaxiMídia, hoje o maior evento do setor em toda a América Latina, segue o mesmo formato e reúne um Fórum Internacional de Marketing e Comunicação, uma grande feira de negócios e relacionamentos e um valorizado Prêmio de Criatividade em Mídia em um só lugar. Além de ocorrer na cidade de São Paulo, ele também é transmitido ao vivo, via satélite, para mais de 20 cidades em todo o Brasil.

Entre o ciclo de palestras, o grande destaque foi o painel que fechou o dia. Intitulado “Advergame – Mantendo sua Marca no Jogo”, o debate foi apresentado por Jay Sampson, atual vice-presidente de vendas norte-americanas para a Massive Network, parte integrante da Microsoft Corporation. Durante cerca de duas horas, Sampson expôs a atual ascensão do mercado de advergames norte-americano e as possíveis oportunidades nos países da América Latina. Entre os dados levantados, alguns pontos, tais como:

– Atualmente o mercado mundial de games movimenta cerca de $54 bilhões, e possui previsão de crescimento para $73 bilhões até 2013. Isso representa valores que superam a indústria cinematográfica;

– Nos últimos dois anos o número de casas com console de videogame subiu 18.5%, atingindo cerca de 41% dos lares americanos; – Estima-se que o mercado latino-americano atinja $1.1 bilhões em consoles e jogos vendidos no próximo ano. O que representa um aumento de 19% e aproximadamente 8% do mercado americano;

– A pirataria, que representariam cerca de 85% dos produtos, e os altos impostos continuam sendo a grande barreira para a realização do grande potencial que o mercado latino possui.

maximidia6.jpg

Mesmo sem grandes novidades, os dados acima ainda representam um interessante perfil do mercado de publicidade nos games. Porém, a grande questão posta em debate não foi a ascensão do novo meio, mas sim a medição de resultados nele. Para isso Sampson apresentou exemplos em jogos como Guitar Hero, Rainbow Six Las Vegas, Fifa e, principalmente, o case “Ford Focus no Need for Speed: Pro Street”.

Criada pela gigante automobilística dentro de um dos maiores games de corrida, a campanha resultou em um aumento de 28% no reconhecimento dos atributos chave da marca Ford e, para complementar, a maioria dos jogadores que tiveram contato com a campanha, buscaram mais informações sobre a marca.

maximidia7.jpg

Para completar a palestra, os convidados Leandro Cruz de Paula, da Microsoft Advertising, e Pedro Cabral, da Isobar, levantaram questões importante sobre como atingir seu target e, a melhoe e mais polêmica pergunta, feita por Pedro Cabral, sobre se o mercado não deveria incentivar a pirataria para, assim, aumentarmos a disseminação de produtos ao público. Resposta que foi bem contornada por Sampson com muito bom humor.

maximidia8.jpg

Outra novidade que aconteceu em paralelo com a cobertura do MaxiMídia foi a minha entrada no comando do Media Blog, criado pela equipe de Publicidade e Marketing do iG, o blog é voltado ao mercado de comunicação online. Uma proposta interessante, para eu que estou acompanhando de dentro, é que este novo canal promete vir com algumas novidades bem interessantes (inclusive novo visual em breve!). Acompanhem e aguardem!



Nossa Newsletter

Assinar Agora
Leia também: