Os audiobooks ainda estão chegando e ocupando seu espaço na nossa cultura, porém em outros países eles já são mais comuns do que imaginamos. Na última semana a Hackney City Academy, escola inglesa que abrirá sua unidade em Londres no próximo ano, divulgou que irá trocar todos os seus livros por e-books em PDF. O principal objetivo da instituição com essa iniciativa será colocar cópias digitais dos livros para torná-los disponível para download em uma intranet.
Em trabalho conjunto com a Universidade de Aberystwyth e algumas editoras, a Hackney espera reduzir os custos com livros (em conseqüência a diminuição de papel pode ser uma grande ajuda para o meio ambiente, isto na minha humilde opinião).
De acordo Mark Emmerson , responsável da Hackney, o download dos arquivos serão tão simples quanto baixar um ringtone para o celular. Essa facilidade se dá devido ao pequeno tamanho dos arquivos, já que as tradicionais lições de casa normalmente requerem a leitura de apenas uma ou duas páginas de um livro.
Ações como a da Hackney City Academy levantam as antigas questões sobre direitos autorais versus disseminação da informação para todos. Particularmente sou a favor da distribuição dos e-books, porém se achassemos uma solução para rentabilizar esses arquivos digitais (publicidade digital seria uma solução?).