Oscar para o Coringa! • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Sem categoria

Oscar para o Coringa!

coringa

Depois de muitas especulações e gerar inúmeras expectativas, finalmente a Academia de Hollywood anunciou os indicados ao Oscar 2009, cerimônia máxima do universo do cinema que vai acontecer em 22 de fevereiro.

O filme papa-indicações desta vez foi O Curioso Caso de Benjamin Button, que concorre a nada menos que em treze categorias, incluindo melhor filme e melhor ator para Brad Pitt, aquele cara que trocou a fofa Jennifer Aniston pela Cicarelli gringa, a fatal Angelina Jolie.

Mas se depender de Sean Penn, o eterno ex-marido de Madonna, Brad Pitt vai ficar na platéia chupando o dedo. Sean concorre à melhor ator por sua atuação em Milk – A voz da igualdade, longa verídico indicado em oito categorias, incluindo também melhor filme e melhor direção. Em termos de melhor direção, Milk vai ficar pau-a-pau com O Caso de Benjamin também.

Se o Oscar seguir a tendência do Globo de Ouro, quem poderá ficar com a estatueta de melhor ator é o Mickey Rourke, vencedor da premiação por conta de sua performance em O Lutador.

E por falar em ator, é com grande empolgação que celebro a indicação póstuma de Heath Ledger para ator coadjuvante no badalado Batman – O Cavaleiro das Trevas. Sei que o brilhante Robert Downey Jr está no páreo por Trovão Tropical, mas é o nosso Coringa quem merece esse Oscar. Não somente pela interpretação animal do australiano, mas porque realmente acredito que Ledger merecia o Oscar de Melhor Ator Principal que ele perdeu há dois anos por sua interpretação em O Segredo de Brockeback Mountain. E não vejo que o Oscar não veio para as mãos do ator por conta da polêmica temática do filme (essa Academia é beeeem tradicionalista), mas sim porque o filme de Ang Lee é mais orgânico que comercial, menos focado em diálogos recorrentes e mais focado na possibilidade do público em interpretar as expressões dos personagens. Muitas vezes, era o silêncio de Ledger que falava mais que qualquer palavra. Sua interpretação é impecável e naquela época ele já mostrava seu potencial como excelente ator.

Lembra da Rose do Titanic, aquela moça que ficava falando “Jack, Jack” toda hora para o Leonardo DiCaprio? Ela concorre – e tem tudo para levar – o Oscar de Melhor Atriz pelo desempenho em O Leitor, filme que trata de uma mulher que comete crimes horríveis e tem um affair com um adolescente. Essa Rose assistiu muito a Flora e ficou beeeem moderninha, não acham?

E eu fui indicado ao Oscar Expectador Nariz Torcido: sim, eu torci o nariz para Academia, como eu faço todo o ano. Desta vez, minha birra é o fato de, embora Batman tenha recebido oito indicações – um número bem legal, diga-se de passagem – percebo que a Academia sempre esnoba as adaptações de HQs nas telonas, restringindo estes filmes a concorrer – isso quando concorrem – em categorias como Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia e Melhor Mixagem de Som. Não que essas indicações não mereçam ser celebradas, mas são apenas paliativas quando pensamos nos méritos de um filme tão bem constituído como Batman – O Cavaleiro das Trevas. Há muitas adaptações de HQs que realmente passam bem longe do tapete vermelho do Oscar, mas Batman foi um divisor de águas e deu um bom fôlego para a indústria cinematográfica. Mas a gente ainda chega lá!

Why so serious? Let´s put a smile on that face! The Joker is going to the top!

Leia também

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.