São quase uma da manhã e eu estou encerrando as atividades, quando começo a perceber a avalanche de twitts pedindo convites para um tal de Yahoo!Meme. Confesso que na hora achei ser algum show, balada ou afins e decidi procurar e logo descobrir ser o mais novo serviço do portal americano.
Graças ao Daniel Soares, consegui um convite para testar a plataforma e a primeira impressão foi: “ok, mais um twitter”. Não estava errado, a ferramenta é quase idêntica ao Twitter, porém com alguns melhoramentos (com vídeo, que infelizmente por enquanto só funciona com Youtube, fotos e som. Lembrando muito o que o Pownce tentou fazer).
Posso estar errado e o Meme chegue ao sucesso nos próximos meses, ou estou certo e ele apenas ficará nas sombras do Twitter, mas um crédito eu não posso tirar do Yahoo!, o portal pelo menos tenta lançar novos produtos. Mesmo que estes sejam apenas reformulações.
Em uma discussão de 20 segs. com o meu parceiro de trabalho e mundo virtual Rafael Emina, este tipo de ação pode servir como um tiro no pé, pois apenas suja a imagem do portal com produtos que não dão certo.
Por outro lado não podemos negar que todos os lançamentos de produtos/serviços do Yahoo! são seguidos de grandes agitações no mundo virtual, o que resulta em artigos como este, twitts de centenas de pessoas, entre outras ações que fogem do controle da empresa. O famoso ditado: “Fale bem ou não, mas fale de mim”. Gostaria de saber opiniões de quem já está usando o Meme.
Seguindo esta onda de comentários, outra novidade deve agitar o mundo virtual nos próximos dias, o lançamento da nova home – versão americana – do portal que, agora meus agradecimentos vão para Willian Max que me mandou a nova home, já “vazou” na internet.
Na minha humilde opinião de designer, com certeza melhorou muito o novo visual, porém vou deixar análises mais aprofundadas para quando for realmente lançada. Enquanto isso veja a comparação abaixo, entre a atual (primeira imagem) e a nova.