Após ser considerada uma obra anticristã – e enfaticamente desaprovada pela Igreja – o filme Anjos & Demônios estreou em circuito nacional neste final de semana.
A adaptação do Best Seller de Dan Brown está sendo vendida marqueteiramente como a continuação de O Código da Vinci, de 2006. Embora Tom Hanks retorne ao papel do simbologista Robert Langdon, a trama de Anjos & Demônios é independente em relação ao primeiro filme. Ainda bem. Anjos & Demônios tem um ritmo mais intenso, acelerado e cruza teorias conspiratórias com trailer policial. Há uma aura de suspense que permeia grande parte da trama.
O professor Langdon é convocado pela polícia secreta do Vaticano para desvendar uma série de terríveis assassinatos promovidos pelos Illuminati, grupo formado por cientistas, engenheiros e matemáticos que apóiam a Ciência e que juram vingança contra o Vaticano pelas perseguições violentas impostas ao grupo pela Igreja, durante a chamada La Purga.
O principal objetivo dos Illuminati é destruir a Igreja, consumindo-a pela Luz, uma metáfora simbólica com as idéias iluministas. Para isso, roubam um experimento cientifico composto de antimatéria e o escondem em Roma, sob ameaça de explosão da arma de proporções nucleares à meia-noite.
Tudo acontece no contexto do conclave, após a morte (não natural e não acidental) do Papa vigente e adorado pelos fiéis. Enquanto os cardeais estão enclausurados, decidindo quem será o representante maior da Igreja Católica, quatro membros do clero – considerados os preferidos para a sucessão – são seqüestrados para execuções de hora em hora, antes da explosão final. E cada execução acontecerá em cada um dos quatro pilares da ciência, com o emprego dos quatro elementais (terra, ar, fogo e água), além do misterioso quinto elemento. O assassinato que utiliza o elemental fogo é terrivelmente eletrizante.
Em dado momento, o jogo de pistas para a descoberta do esconderijo da base dos Illuminati e da antimatéria traz dúvidas sobre cada um dos personagens e as perguntas que não querem calar são: quem dos personagens é um Illuminati infiltrado na polícia ou no clero? Quais são os Anjos e quais são os Demônios que o título do filme se refere? Por que um astro como Tom Hanks se submeteu a um penteado tão horrendo como aquele?
O final da trama promete surpreender, levando a um desfecho inusitado, inesperado e arrebatador (nem sob tortura Illuminati eu conto!).
A proposta de Anjos & Demônios é a de um blockbuster adulto, passando longe de Wolverine e Star Trek. Isso garante um filme legal, tenso e intenso que prende a atenção do começo ao fim, além de fazer com que o público saia em silêncio da sala de exibição, questionando o fio tênue entre a realidade e o suspense sensacionalista.
Seria o Vaticano uma caixa cheia de surpresas e escândalos pronta para explodir a qualquer momento?