E3 2009: Preparem seus Joysticks. • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Sem categoria

E3 2009: Preparem seus Joysticks.

e3

Em 1995, as principais empresas do mundo dos videogames resolveram se unir para criar um evento onde poderiam mostrar aos lojistas os seus lançamentos futuros e, assim, fecharem melhores acordos com o vendedores. Nasce a Electronic Entertainment Expo, ou simplesmente E3. Com o constante crescimento da velocidade da informação e de usuários dessa nova mídia, a E3 cresceu (e muito), depois diminuiu e depois cresceu de novo (ufa!). Sempre realizada no primeiro semestre de todo ano, a convenção atualmente foca tanto os revendedores quanto os jornalistas, por serem a janela para o mundo das novidades.

Como já dito, o evento cresceu muito. Passou de um grande encontro de empresas para o maior show anual de Games do mundo. É a época do ano na qual todos os jogadores ficam empolvorosos e viram seus olhares para Los Angele afim de tomar conhecimento sobre as maiores novidades que poderão usufruir em breve, como grandes jogos, novos serviços, acessórios e até, eventualmente, uma nova plataforma de jogos. Grandes filas, que chegam a durar horas, se formam na frente dos estandes para cada um jogar alguns poucos minutos dessas maravilhas. A E3 já nos presenteou com grandes surpresas que vão desde o anúncio do revolucionário Wii (na época chamado Revolution) até o console de maior fracasso que nem chegou a ser lançado: The Phantom.

A dois anos atrás, a ESA (Entertainment Software Association) decidiu diminuir o tamanho do show e a quantidade de participantes, de quase 70 mil para 5 mil, tornando-o mais tranquilo tanto para a empresas quanto jornalistas que quiserem experimentar os jogos nos estantes. Se por um lado foi bom, por outro todo o glamour se perdeu. Will Wright, criador de SimCity, The Sims e Spore, disse: “Sente-se quase como um zumbi neste lugar. (…) Eu acho que nós estamos numa desconfortável transição do que era a real E3 a dois anos atrás”. Mas grandes empresas como Nintendo, Sony e Microsoft, que faziam de seus Keynotes verdadeiros shows naquele grande galpão, não se deixaram abalar. Alugaram grandes auditórios em hotéis pelas redondezas e fizeram suas apresentações como sempre fizeram (um dia antes da abertura). Nesse ano de 2009 as coisas (quase) voltaram ao normal. As booth babes, mulheres “bonitas” que outrora eram proibidas, estão liberadas novamente e o evento voltou a comportar muitas empresas e visitantes, mesmo que não nos números anteriores.

A E3 desse ano promete uma batalha interessante. Cada vez mais as empresas de Games oferecem conteúdos pela internet e tentam abocanhar o grande mercado dos chamados ‘casual gamers’ (pessoas que não aficionados por jogos eletrônicos, mas são compradores em potencial), mas sem deixar os jogadores ‘hardcore’ de lado. A Nintendo tenta ganhar o tempo perdido com seus fãs abandonados. A Microsoft ainda tenta expandir no mercado casual e se firmar totalmente no on-line. Já a Sony, que teve um ótimo ano em 2008, continua na lanterna da corrida dos consoles com seu Playstation 3. Será uma edição, no mínimo, surpreendente, mesmo sem um lançamento de console.

Fiquem ligados! O evento vai do dia 2 ao dia 4 de Junho, no Los Angeles Convention Center (pra quem quiser ir), mas o show começa mesmo com os keynotes das grandes empresas! O da Microsoft será dia 1 de Junho, as 13:00. Já a Nintendo fará o seu dia 2, também as 13:00, e logo após tem o da Sony, as 15:00. Todos no horário de Brasília. E o melhor: O site G4TV.com vai transmitir tudo ao vivo.

E que venha a E3 2009!

Leia também

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.