Pode parecer loucura de ficção científica, mas ao que tudo indica a nova tendência para as tecnologias do nosso cotidiano será a implantação do reconhecimento facial.
A nova onda de aparelhos que usam a tecnologia é um salto tecnológico ou grande piada?
Um exemplo de resposta para a pergunta acima foi a discussão levantada em torno do projeto “Natal”, da Microsoft, apresentado na última E3 e sobre a sua veracidade (para quem não acompanhou a E3, o projeto seria a possível evolução do Xbox 360, com direito a reconhecimento facial e outras novidades. Quem não viu, vale a pena conferir o vídeo).
Não sei se o projeto funcionaria, até porque para usá-lo seria necessário uma área maior do que para um Wii, sem contar que temos que nos acostumar em chegar em casa e ver uma pessoa pulando na sala como um kanguru.
Vergonha de pular na sala? Eu achava que já tinha visto de tudo com o Natal, mas o “Opera Face Gestures” promete novidades (e boas risadas).
Criado pela equipe de desenvolvimento Opera (a mesma do navegador) o sistema de reconhecimento facial para o novo Opera nada mais é que uma brincadeira para gerar comentários em torno da versão 10 do navegador, porém seria uma ótima idéia de tecnologia a ser usada por deficientes com dificuldade de locomoção. Claro que precisaria ser aprimorada um pouco para que a pessoa não ficasse fazendo gestos como “assoprar o computador para dar zoom out”.