Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

EcoDesign

Design & Meio Ambiente – Uma união em prol dos projetos sustentáveis

O tema ecodesign nunca esteve em tanta evidência como nos dias atuais. Para onde olhamos, das revistas impressas às redes online, vemos a importância da responsabilidade sustentável.

Seja em uma embalagem ou em um projeto arquitetônico, a palavra de ordem tem sido: reduzir o uso de recursos não-renováveis ou minimizar o impacto ambiental (quem acompanhou nossa cobertura do Brazil Design Week deste ano percebeu o quanto o tema foi recorrente nas palestras e workshops).

Em uma reflexão sobre o evento e tantas outras notícias nas últimas semanas, alguns editores do Com limão levantaram a questão: “Qual o real papel do designer nas empresas e em suas ações sustentáveis? Podemos realmente fazer a diferença?”

Em minha opinião está claro que 50% das responsabilidades está nas mãos dos designers, mas antes de explicar o porquê quero incluir algumas questões a nessa discussão.

Atualmente são vendidos cerca de 1,6 bilhão de bebidas Coca-Cola em todo o mundo, sendo a grande maioria em garrafas PET. Infelizmente esse tipo de embalagem ocupa muito espaço em aterros sanitários, leva anos para se degradar e é menos atraente à reciclagem do que o alumínio, pois vale muito menos.

No último mês de maio, a Coca-Cola anunciou a solução para a diminuição do impacto das garrafas plásticas, uma embalagem que mistura materiais à base de petróleo e 30% de materiais à base de plantas (derivado da cana de açúcar e melaço).

De acordo com a empresa as novas garrafas do projeto PlantBottle reduzem as emissões de carbono em até 25%.

Se a mudança tem relação com a embalagem, é ou não é responsabilidade do designer? Não é papel do designer conhecer novos materiais?

Respondo a essas questões com o projeto de embalagem da Ecolean. Feita de uma fina película de plástico, peças de plástico e giz – cerca de 40% – o projeto mostra como embalagens para bebidas podem ser realmente sustentáveis (sem se transformar em um produto menos atrativo e sem design).

Para comprovar a eficiência, cada embalagem de 1 litro pesa apenas 10 gramas. Essa redução de peso diminui o uso de matérias-primas, poupa energia durante a produção, transporte e tratamento de resíduos.

Acredito que esse exemplo não deixa dúvidas das responsabilidades dos designers, principalmente no mercado de embalagens.

Leia também

Impacto

A Lenovo anunciou suas novas metas nas áreas de mitigação das mudanças climáticas, economia circular e materiais sustentáveis. Como parte de seu Relatório Ambiental,...

EcoDesign

O ser humano, com sua matemática, arquitetura, ciência e tudo mais é um bichinho tão frágil, mas acabamos esquecendo disso no dia a dia....

EcoDesign

Desejo de muitos e uma obra-prima do design, a Herman Miller Aeron é a cadeira de trabalho mais icônica do mundo. Projetada em 1994,...

Futuro

No próximo mês, entre os dias 7 a 12 de setembro, a MINI se apresentará no IAA Mobility 2021 (Salão do Automóvel da Alemanha)....

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.