Por Victor Vasques
A lenda conta que um monge beneditino, Dom Pérignon, chefe da Abadia de Hautvillers teria descoberto o método de vinificação que deu origem a uma das bebidas mais requintadas da história.
Ironia do destino ou não, essa é a história de uma das bebidas mais glamourosas e associada a sedução e estilo de vida, descoberta por um monge: o champagne.
A verdade é que a região de Champagne, na França, tinham uma natural tendência a criar bolhas nas bebidas, devido ao clima frio que forçava a colheita das uvas tardiamente.
Mais de 300 anos depois da sua invenção, outro gênio – desta vez do design – arranjou uma solução para aprimorar esta bebida.
O australiano Marc Newson, premiado designer de produtos, criou o que foi chamado por ele de Black Box em seu quarto trabalho para a marca Dom Pérignon, produzido pela francesa Moët et Chandon.
“Em termos de design, a silhueta da garrafa é fantástica!
Tem resistido ao tempo e inalterada desde a sua criação. Tornando-se em um ícone” – Marc Newson
Feito para valorizar a forma da garrafa, Newson produziu um case em policarbonato, material que tem como vantagem a conservação térmica – protegendo a garrafa de choques e mudanças de temperatura.
De acordo com Newson, a Black Box foi criada para viver em um ambiente de consumo moderno que se encaixa com o estilo de vida móvel de hoje.
Em resumo não apenas uma embalagem, mas uma peça que carrega uma história e transporta o tradicional para os tempos modernos, cumprindo o principal papel de uma embalagem: proteger e envolver.
Victor Vasques é ceo e editor chefe do Com limão. Como designer já passou pelos principais portais brasileiros, atuando sempre nas áreas de design digital e branding.