TEDx Sudeste - 30 pensadores mostram suas melhores idéias em 15 minutos para cada um • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Sem categoria

TEDx Sudeste – 30 pensadores mostram suas melhores idéias em 15 minutos para cada um

Por Pablo Vallejos

Foi às 07h desse último sábado, dia 8, que eu dei de cara com um “X” enorme no gramado do Planetário carioca. A decoração do evento se completava com a beleza própria do local, que foi perfeito para o acontecimento. A partir das 8h30min daquela manhã eu começava uma longa jornada naquele auditório, iniciada por um homem de óculos escuros entrando correndo pelo local carregando com um “X” vermelho na mão. Ele passa às pressas pelas cadeiras até chegar ao palco, onde ele ergue a letra e a encaixa no grande painel onde fontes enormes em vermelho e branco formam: TEDxSudeste.

O TEDxSudeste, evento que promove o compartilhamento de idéias e pensamentos. O êxito da rodada de palestras por profissionais de diversos ramos pode ser traduzido como uma experiência que conseguiu plantar a semente na cabeça de muitos dos presentes. A “semente” que eles plantaram nos estudantes e profissionais é relevamtemente memorável.

Cada segundo do TEDxSudeste, realizado no dia 8 de maio, foi liderado por uma ótima produção que não deixava o público inerte e sempre os levava para uma nova viagem pensante – seja no auditório onde as palestras aconteciam ou numa improvisada área feita no terraço.

Não é à toa que Leonardo Eloi, membro da comunidade TED Internacional e host do evento carioca, afirmou no fim do dia, em êxtase: “Foi um evento incrível. Fiz o meu papel. Eu fui inspirado pela insatisfação. Eu olhava ‘para fora’ e ficava insatisfeito e queria fazer algo a respeito (…). Queria fazer algo em prol de uma coisa muito legal e o universo conspirou a favor”.

Depois de um “bom dia” pelo ótimo mestre de cerimônia Tadeu Schmidt, André Trigueiro, jornalista âncora de telejornal na GloboNews, apresentador e radialista, dá o pontapé inicial para a rodada quase non-stop de palestrantes.

André é valente num discurso bem encorajador quando aborda responsabilidade social, meio ambiente e faz críticas à sociedade capitalista, onde até compara economistas que criam “falsos dogmas” com abolicionistas – que afirmavam que a economia brasileira quebraria se a escravatura fosse abolida.

E foi nesta linha de discursos inspiradores que boas idéias voavam pelo auditório, continuada por Viviane Mosé, que retratou uma “miséria contemporânea”, apontando um sistema de escola deficiente devido a uma péssima administração política do país. Viviane, psicóloga e psicanalista, levanta em todo o discurso, a questão da produção de pensamento nas instituições de ensino como musculatura vital para mudança social.

“É possível transformar um círculo vicioso em um círculo virtuoso”

Em seguida, Jerônimo Ramos discorre sobre união, confiança, empreendedorismo e sobre como o microcrédito pode colaborar para que pessoas construam uma profissão. “É possível transformar um círculo vicioso em um círculo virtuoso”, afirma ele, que trabalha na área de microcrédito do Grupo Santander Brasil há dois anos.

Motivando o público a sonhar grande, Ronaldo Monteiro, ex-sequestrador e ex-detento, dispõe de metáforas como o poder de olhar através de paredes do personagem de HQ’s Super Homem para engajar o público a enxergar o que há por trás de tudo, ir além. No embalo inspirador, a historiadora Karen Worcman e a criadora do Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência (IBDD) Teresa D’Amaral palestraram sobre histórias transformadoras e a importância de se pensar no outro em cada ação na vida.

O professor universitário Marcio Gonçalves gostou das primeiras palestras, entusiasmado com as palavras de Viviane Mosé, o também doutorando em ciência da informação, reafirma o poder do TEDxSudeste: “As palestras mostram o poder transformador que o evento proporciona. O que estimula na palavra deles é perceber que você é capaz de fazer e participar daquilo que já está sendo feito e que já está acontecendo”.

Pablo Vallejos é assessor de imprensa e editor de vídeos. Além de cinéfilo e amante da publicidade, é colaborador do Com limão no Rio de Janeiro

Leia também

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.