McDonald's pelo mundo - Novo visual e arquitetura para aproximar o antigo público • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Sem categoria

McDonald's pelo mundo – Novo visual e arquitetura para aproximar o antigo público

Por Victor Vasques

Galeria de imagens:

Já que no último texto falamos sobre mudanças de branding, posicionamento e ícones da nossa infância que (deveriam) mudar, por que não falar sobre o McDonald’s?

A rede de fast food fundada em 1948 pelos irmãos Dick e Mac McDonald’s hoje é uma das 10 maiores marcas do mundo, de acordo com a Interbrand, atingindo U$ 33,5 bi.

Ícone de capitalismo para alguns (se você é um militante do Taleban), concorrente insuperável para outros (vide Burger King) ou apenas um lugar para se comer um lanche (sic! de minhoca), não importa. O McDonald’s pretende voltar ao hall da fama dos cases de marketing e branding.

Isso porque a empresa viu que seu público amadureceu e hoje os jovens buscam mais um lugar de interação no momento da refeição, do que os antiquados fast food. Sim! Pode parecer uma ironia do destino, mas a “comida rápida” está deixando de ser bem vista em um mundo que se valoriza cada minuto.

Com objetivo de repaginar suas franquias e valorizar a experiência de comer, a marca de restaurantes iniciou o seu projeto de reposicionamento e branding na França e nos EUA.

O novo restaurante resgata o visual da década de 50 – quando os seus restaurantes possuíam o “arco dourado” como parte da arquitetura – substituindo o visual de hoje. Com visual mais moderno, cada restaurante terá o seu próprio designer de interiores e a presença da turma do Ronald McDonald’s deve ser minimizada.

Por exemplo, no caso do Reino Unido, o visual ficou a cargo da SHH – que tem como clientes a Adidas, Baileys e Pizza Hut – e deu ao McDonald’s Norwich e McDonald’s West Thurrock um toque mais contemporâneo.

Já em Nova York foram adotadas reproduções da famosa cadeira Egg, criada pela designer dinamarquês Arne Jacobsen, dando um ar de  McDonald’s à la Os Jetsons.

Com a mudança de visual, a marca espera não apenas recriar a experiência de fast food, como também aproximar o público adulto e jovem.

Victor Vasques é ceo e editor chefe do Com limão. Como designer já passou pelos principais portais brasileiros, atuando sempre nas áreas de design digital e branding.

Leia também

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.