Dos desenhos que assistia quando criança, meu preferido até hoje com certeza é o do Tintim. Lembro quando esperava ansioso na TV Cultura pelo começo dos episódios. O que me atraia era ele viajar pelo mundo inteiro, conhecendo diversos lugares, resolvendo crimes, descobrindo tesouros, prendendo vilões… ou seja, o que toda criança sonha em fazer.
Tintim é visto com bons olhos por Spielberg, que junto com Peter Jackson estão dirigindo um filme em 3D do personagem, com o suporte da Sony e Paramount. O filme está previsto para 26 de outubro de 2011 , no Reino Unido.
Tintim foi criado em 1929 pelo belga Georges Remis, ou como é conhecido, Hergé. Ele escreveu as aventuras de Tintim até 1983, ano que veio a falecer. Ele foi alvo de críticas no início do século passado (e às vezes ainda hoje) pelo conteúdo por vezes racista e colonialista de suas estórias, visões que o autor tinha na época. Mas foi com a visita a china em 1939 que Hergé percebeu a importância de se documentar e saber mais sobre a história e cultura de outros países, então muitas de suas histórias passaram por “revisões” de modo a fazer o público esquecer esse passado lamentável do ponto de vista do autor.
Hergé desenvolveu um estilo de desenho peculiar, com seu traço de linhas uniformers de modo a tratar bem das cores para dar destaque ou apagar um personagem. Isso foi uma coisa que Spielberg e Jackson se preocuparam: “Com CGI podemos trazer o mundo de Hergé para a vida, manter o rosto caricaturado e estilizado, manter tudo como na obra de Hergé, mas tornando-o foto-real.”
Dessa união de gigantes, Steven Spielberg e Peter Jackson, só nos resta esperar (ansiosamente!) pelo melhor.
Marcelo Stuart é ilustrador. Além de criador do projeto “Mãe, eu posso?”, é editor da seção de HQ’s & Ilustração do Com limão.