Que a Pixar é uma dos maiores estúdios de animação do mundo, isso não temos como negar nem de longe. Mas qual será o motor que faz com que a Pixar crie filmes geniais em um curto espaço de tempo (pelo menos um clássico por ano)?
A resposta são muitas, mas a fórmula em si já foi usada por outro gênio, Walt Disney. Assim como o pai de Mickey Mouse, a Pixar também sabe recriar a magia de um mundo fantástico e dar vida a emocionantes personagens.
Mas assim como qualquer empresa que trabalha com uma cultura baseada em produção, a Pixar precisa ter volume de criação para ter lucro. É aí que entra outra técnica que Walt Disney sempre soube usar: transformar a criação de desenhos em uma linha de produção.
Alguns devem estar perguntando “Como assim Victor, você ficou maluco?!”. Muita calma leitor padawan, eu vou explicar. Você já viu como a Disney usa “templates” para criar e recriar movimentos e personagens? (veja os exemplos no link e no vídeo abaixo)
Isso não é uma prática condenável, pelo contrário, é isso que permite vermos animações novas todos os anos.
A Pixar, assim como os outros estúdios, também sabe usar (talvez até melhor) este tipo de técnica de produção. Isso porque o estúdio responsável por Toy Story e tantas outras animações, transforma essa replicabilidade em easter eggs para os fãs.
Um exemplo é o carro do Pizza Planet (veja abaixo). Ele é apenas um elemento na paisagem, mas aparece em praticamente todos os filmes da Pixar. Lotso (o urso rosa de Toy Story 3) é outro exemplo e também das as caras em Up. Já os personagens de Carros estão no quarto de Toy Story.
Por isso, a próxima vez que for ver um filme da Pixar, fique atento! O seu personagem preferido pode dar uma olá em um filme totalmente diferente.