Uma coisa que me chama atenção em relação aos designers brasileiros e os estrangeiros é a iniciativa. Nosso povo é extremamente criativo, possui ótimas referências, mas quando algo incomoda, só sabe criticar. Dificilmente ele vai parar para pensar em uma solução para o problema, a não ser que alguém lhe pague.
É difícil vermos iniciativas como a do designer Tyler Thompson, que ao se deparar com um cartão de embarque da Delta Airlines tão medonho quanto o Freddy Krueger, decidiu desenhar alternativas mais belas e funcionais, o que resultou no “Boarding Pass Fail“.
Iniciativas que, além de incentivarem o bom design, torna-se referência para outros profissionais e pode até abrir novas oportunidades de trabalho.
Esse tipo de experimento é tão válido que no meu estúdio começaremos a reservar um tempo para liberar nossa criatividade (para os que ainda não sabem, algum tempo atrás me uni a duas grandes amigas e designers. Uma com ampla experiência em agências, a outra expert no mercado editorial e vinda de uma das maiores editoras de livros de design. Juntos montamos um estúdio focado em design e branding).
Agora se você é designer, publicitário ou possui ótimos dotes criativos, a próxima vez que ver um problema de comunicação, não vá “reclamar muito no Twitter”, mas mostre como aquilo poderia ser muito melhor.