Já faz alguns anos que me aventuro pelo mundo dos portais de notícias e sites de conteúdo. Já passei por praticamente todos os principais e hoje estou na Veja.com. Durante todo este tempo aprendi uma coisa, principalmente tendo o Com limão em paralelo, é quase que uma obrigação estar sempre online.
No entanto uma das principais ferramentas nem sempre esteve comigo. O Photoshop sempre foi um aplicativo exclusivo para máquinas robustas, mas parece que tudo vai mudar. Esta semana a Adobe anunciou que sua família de programas gráficos ganhará filhos nos dispositivos móveis.
Criados para quem usa o pacote CS5 e tem um aparelho Android, Blackberry e iOS, o Adobe Color Lava, Adobe Eazel e Adobe Nav serão vendidos separadamente e com preços que devem variar de U$ 1,99 a U$ 4,99. A boa notícia é que os clientes que já usam o pacote CS5 poderão testar os aplicativos gratuitamente a partir do dia 03 de maio de 2011.
O Color Lava funcionará como um aplicativo para definir paleta de cores. Já o Eazel é para aqueles que querem pintar com os dedos. Por fim, o Nav funcionará quase como um controle remoto para o seu Photoshop CS5.
A chegada dos primeiros aplicativos da Adobe para celulares e tablets é apenas a ponta do iceberg. Segundo a Morgan Stanley Research, a venda dos notebooks (nos EUA) tem entrado em queda meteórica desde a chegada dos tablets. Para reforçar a pesquisa, o CEO da Best Buy, uma das maiores rede de varejo americana, declarou que os tablets têm canibalizado quase que 50% das vendas de notebooks.
Concordo que tablets não vieram para substituir os computadores de mesa, mas que devem ganhar um grande espaço no mercado de notebooks e netbooks, o que já tem se mostrado uma realidade.
Outro movimento interessante de observarmos é a chegada dos primeiros celulares dual core, ou seja, mais poder para os pequenos aparelhos de bolso. Para completar a festa, um executivo da AMD deixou vazar que a empresa estaria trazendo a tecnologia AMD Fusion, que integra processador e placa de vídeo em um só chip, para um modelo de celular que deve ser lançado ainda este ano.
Em resumo, para quem trabalha com os programas gráficos da Adobe, o pacote CS5 Mobile será apenas o primeiro passo para um mundo sem fio e conectividade permanente.