Alguns verão a ação da Tropicana como um grande desperdício de laranjas. Já outros (como eu) acharão a ideia interessante, afinal qual peça publicitária consegue ter a sua própria fonte de energia sendo tão explícita?
Criada pela DDB Paris e produzida pela Unit9, a ação Energie Naturelle deve ter sido resultado do seguinte pedido do cliente: “preciso de uma divulgação que mostre a importância e a energia do suco da laranja”.
A solução para o pedido não poderia ser mais simples. Resgatada das feiras de ciência da escola, todos sabemos que os alimentos cítricos (laranja, limão e afins), quando ligado ao cobre e mais alguns metais, podem gerar energia o suficiente para acender um LED de 1,5 volts.
Com esse princípio, as agências francesas decidiram montar um totem para a Tropicana que tivesse sua energia alimentada pelo próprio produto da empresa (suco de laranja).
Liga fio de cobre, espeta laranja e conecta LED, ao final temos como resultado o Energie Naturelle, uma instalação bela (não tem como negar que essas laranjas todas unidas criaram um belo painel).
É claro que não deve ter durado muito, mas só o vídeo oficial da ação tem quase um milhão de views no Youtube. Para fechar, gostaria de ouvir a opinião de vocês. O que você acha, leitor. Sustentável ou um grande desperdício de laranjas?