Já se passaram alguns minutos da 09h30min da manhã. Assim como outros tantos paulistas, Susan Taing, gerente de Marketing de Produto do Google vê o frio de São Paulo enquanto posta no blog oficial da empresa, a notícia que iria esquentar seu dia.
Claro que o parágrafo acima é apenas um pedaço de ficção deste jovem editor, mas um dos produtos Google ganha hoje um redesenho de marca. Estamos falando do Orkut!
Sim, você pode ter trocado a rede social pelas fazendas de Mark Zuckerberg, mas isso não quer dizer que ela deixou de existir. Pelo contrário, o Brasil continua sendo uma das poucas frentes em que o Orkut consegue resistir bravamente contra o Facebook.
Batalhas online a parte, vamos falar sobre o redesenho da marca. Se você foi um dos inteligentes que pensou “ah! ficou igual o logo da Marisa”, deixa eu te mostrar por onde que você sai. Agora se você é esperto um pouco para saber que as duas tipografias são bem distintas e nem mesmo os seus Pantones são iguais, vamos continuar.
Antes de qualquer comentário, vamos analisar as palavras da empresa. Segundo o Google, o novo logotipo tem como ideia refletir a atual “cara” do Orkut, com uma identidade visual mais moderna, encorpada, madura e ousada.
Check list em mãos? Então vamos lá! Mais moderna? Confere! Encorpada? Ok! Madura? Ok! Ousada? Hum, isso vai dar o que falar.
Realmente o novo logo ficou muito mais moderno. Podemos dizer que gradiente e efeitos de reflexo são tão anos 90 até mesmo para uma marca da internet. Já a encorpada não tem o que discutir. O antigo tinha linhas tão finas, que quando reduzidas transformavam o logo em um desenho de lapiseira. Isso sem contar em um espaçamento de letras pra lá de estranho.
O novo logo manteve algumas características interessantes do antigo, mas conseguiu amadurecer (principalmente do ponto de vista do design gráfico). O seu “o” ainda pode ser usado como ícone gráfico, o “k” ganhou um balanceamento na altura da sua haste e o “t” ainda brinca com apenas um dos lados.
Comparado com o antigo, o novo logo foi melhorado 100%. Para ver isso não é necessário ser nenhum designer expert. Agora sim podemos dizer que o Orkut saiu do Beta. Agora se você é daqueles que “preferem o antigo”, basta clicar no link “versão antiga” (no menu de opções da sua página do Orkut) e divertir-se com os gradientes e descompassos da década passada.