O dicionário Michaelis define “clássico” como algo impecável e digno de imitação. Uma ótima definição para um carro como o BMW 328, que durante a década de 30 ganhou as ruas e até hoje é desejado por colecionadores.
Não é para menos, afinal o modelo desenhado por Peter Szymanowski, designer chefe da BMW após a II Guerra, foi considerado um dos 25 finalistas para o prêmio “Car of the Century”, pela Global Automotive Elections Foundation.
Ok, mas se um clássico é digno de imitação, então como recriar ele? Este foi o objetivo que a empresa alemã teve ao desenhar o BMW 328 Hommage, um concept car especial para comemorar os 75 anos da sua inspiração original.
Construído em fibra de carbono e com detalhes em couro bege, os fashionistas de plantão diriam que o carro ficou um loosho. Para completar o design futurista do modelo, os designers alemães abdicaram das portas – para manter um visual semelhante a “porta rebaixada” do 328 original – e mantiveram a entrada de ar ao melhor estilo “bigodinho de Chaplin”.
Para os designers mais atentos, é nítido que o novo carro tem um perfil mais agressivo, mas não deixa de manter as características do seu companheiro septuagenário. Um clássico recriado!
