Fotografia: A arte da técnica e experiência, com uma pitada de sorte • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Comunicação

Fotografia: A arte da técnica e experiência, com uma pitada de sorte

Para ser um bom fotógrafo é necessário apenas experiência e técnica, ou a sorte ajuda muito?

O dicionário Michaelis define fotógrafo como “aquele que se ocupa da fotografia e se dedica a esta arte como profissional ou amador”. Eu definiria como “aquele que está na hora certa e no lugar certo, munido de uma câmera”.

É claro que antes que eu seja atacado por um maluco munido de uma teleobjetiva, quero dizer que é apenas uma brincadeira. No entanto uma coisa não dá para negar, sorte é um fator importante. Não importa quão rápido você é de gatilho (ou seria cliques) ou a experiência que você tem, estar no lugar certo e no momento certo foi um dos grandes fatores das grandes fotografias do século.

Vai dizer que o polonês – naturalizado norte-americano – Alfred Eisenstaedt não teve sorte ao estar próximo do beijo entre o marinheiro e a enfermeira, durante as comemorações do fim da II Guerra Mundial, no Time Square. Para quem conhece de perto, sabe que a Time Square é gigante e Eisenstaedt poderia estar em qualquer lugar da avenida, mas não, ele estava ao lado do casal mais apaixonado da história.

Opa! Eu disse casal mais apaixonado da história? Isso foi até semana passada. Era uma noite fria de quarta-feira em Vancouver (como se houvesse noites quentes em Vancouver, mas isso não vem ao caso), torcedores fanáticos do Canucks, time de hóquei da cidade, ateavam fogo em carros, saqueavam lojas e tocavam o terror na cidade litorânea do Canadá.

No meio da batalha entre torcedores (infelizes pela perda da Copa Stanley) e da polícia, um beijo inesperado. Deitados no chão, o australiano Scott Jones beijava sua namorada Alexandra Thomas.

A foto, assim como a lendária feita por Eisenstaedt, ganhou as páginas de jornal do mundo afora e a internet. E quando todos esperavam uma história mirabolante sobre a foto, o fotógrafo Rich Lam declarou ao jornal The Vancouver Sun: “Não vi que eles estavam se beijando, achei que haviam se machucado. Só vi o casal depois”.

Com esses dois exemplos, quero deixar a questão no ar: A fotografia é uma arte que mistura experiência e técnica, ou também é necessário nascer com seu orifício anular corrugado direcionado para a Lua?

Leia também

Apple

Vale a pena trocar de iPhone? Confira o review completo do iPhone 15 Pro e descubra as inovações, melhorias e recursos do novo modelo.

Apple

Para iniciar o nosso texto do Dia Mundial da Fotografia, gostaria de compartilhar um fato curioso que ocorreu nos últimos dias. Participei de um...

Design

A Shutterstock anunciou recentemente a aquisição do Pond5, o maior marketplace de conteúdos em vídeo do mundo para empresas de mídia, cineastas e profissionais...

Apple

Ao longo de várias semanas no início deste ano, fotógrafos de iPhone de todo o mundo compartilharam suas melhores fotos macro para o Shot...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.