O Canadá (os primos franceses dos EUA) espera economizar dinheiro com o aquecimento global, partindo de uma iniciativa que usa o próprio dinheiro.
Ficou confuso? Vou explicar. O Banco do Canadá anunciou que 2012 entrará em circulação notas de dólares canadenses que terão como matéria prima um polímero especial, transformando a moeda em eco friendly .
Além da segurança – já que o país tem visto uma crescente onda de falsificação – a justificativa para a mudança é simples, segundo o banco, a produção de notas de polímero provocará -32% de poluentes que influenciam no aquecimento global e -30% na energia usada para produzir notas, ou seja, um dinheiro verde em todos os sentidos.
Outra justificativa para a adoção do formato é que o polímero torna as notas mais resistentes ao tempo e, ao contrário do que acontece com as notas de papel – destruídas quando inutilizadas – as novas notas podem ser recicladas.
Já no quesito redesign das notas, são pequenas as mudanças em relação ao visual das atuais. Destaque para a folha de bordo – antes ausente e um dos maiores símbolos do país – que se transformou em um sistema de segurança contra falsificação.
O governo espera substituir 80% de todas as notas em circulação até o começo de 2013.