Três Sombras: A fábula do ilustrador francês Cyril Pedrosa • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Design

Três Sombras: A fábula do ilustrador francês Cyril Pedrosa

Premiada história em quadrinhos de ilustrador francês chega ao Brasil e promete conquistar muitos fãs

Talvez você não conheça Cyril Pedrosa. Até algum tempo eu também não conhecia, mas já tinha visto. Não pelo nome, mas sua arte. O francês começou estudando animação na renomada escola Gobelins e depois trabalhou para Disney como animador em “O Corcunda de Notre Dame”, além de atuar como assistente de animação “Hércules”. Foi aproveitando esse conhecimento de animação, misturado aos ótimos roteiros e histórias para quadrinhos que ele gostava de escrever, que nasceu o projeto “Três Sombras”.

Eu estava passeando pela livraria, quando uma pilha de livros prendeu minha atenção. Era grosso como um livro, mas era uma história em quadrinhos. O que eu não sabia é que era um misto dos dois. Cada um desses causa uma impressão diferente no leitor, pois é escrita e narrada de maneira própria. Cyril foi além.

Três Sombras conta a história de uma família: Louis, Lisie e seu filho Joachin. Tudo vai bem, até que eles percebem que três sombras passam a rondar sua casa, sem nunca se aproximar, mas estão lá dia e noite. Sem que nenhum deles precise dizer, sabem que elas procuram seu filho Joachim e a história gira em torno do pai fugindo daquelas sombras para tentar salvá-lo. Calma, não vou contar a história toda. Até poderia, mas esse é o tipo de leitura que merece ser interpretada por cada um.

A princípio, me sentei e comecei a ler, impressionado com os traços. Cyril usa a técnica do “pincel-seco”, que como o nome já diz, é um pincel sem excesso de tinta e produz uma linha tremida e suja, mas deixando o resultado fantástico. Fui lendo com avidez cada página e logo terminei. Uma coisa me veio à cabeça: Lembre-se do que sua mãe diz “Mastigue bem, sinta o gosto da comida”.

Imediatamente comecei a ler novamente, prestando atenção nas imagens e no texto como um todo. Cada quadrinho, cada fala colocada no lugar certo, na hora certa. Como falei no começo, era um misto de fábula com história em quadrinhos e um bom livro daqueles que você senta pra ler e não vê a hora passar. E juro por Deus, tinha hora que eu via aqueles quadrinhos ganhando vida própria, sem que eu precisasse ler nada, apenas acompanhar as imagens.

Essa foi a impressão que eu tive da obra do Cyril Pedrosa, chamada Três Sombras. Cada um tem uma visão diferente do que lê e como interpreta, mas para mim, essa é daquelas que por mais que o tempo passe, se você folhear, vai surpreender a cada leitura, às vezes notando uma cena que não percebeu antes, um detalhe que lhe escapou, mas sempre vai te impressionar.

Três Sombras foi lançado pela Companhia das Letras e o preço médio é de R$32,00. Tem 272 páginas – mas você vai ficar desejando que tivesse muito mais.

Leia também

Design

Os avatares criados pelo Lensa invadiram as redes sociais. Você provavelmente já viu alguma imagem criada pela inteligência artificial presente no aplicativo da Prisma...

Design

Tenho visto cada vez mais artistas se apaixonando pelas ilustrações em 3D – que eu particularmente sou muito fã – e divulgando suas criações...

Podcast

Neste episódio do Com limão Drops, conversei com Wagner "Bág", ilustrador e autor do BágDex, sobre a carreira de ilustrador no Brasil, os desafios...

Design

Existe uma forma simples e rápida de ajudar os criativos da Ucrânia. Nesta semana, a Shutterstock sinalizou que muitos dos principais colaboradores do seu...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.