De banheiro para o seu cachorro a adubo, jornal é um material que possui uma versatilidade imensa, extrapolando a leitura matutina. Para demonstrar isso, a designer alemã Mieke Meijer criou o que chama de “madeira de jornal”.
Empilhados, colados e enrolados como se fosse lenha, os jornais são secos e depois cortados, tornando-se semelhante a madeira, ou seja, podendo ser cortada e lixada.
Após testar o material quando ainda era estudante de design em um projeto de 2003, Meijer se uniu a outros jovens designers da empresa alemã Vij5 para criar peças de mobília funcionais e diferentes, feitas a partir da madeira de jornal.
Na criação desses protótipos, os jovens designers da Vij5 foram além e desenvolveram também peças de mobília, mas também acessórios de moda e luminárias.
Desafiando a fragilidade que se espera do jornal, a holandesa Greetje van Tiem combina madeira de jornal com madeira real para fazer peças como mesas e cadeiras.
Irônico, mas, ainda assim, funcional, a peça de Christian Kocx apresenta uma luminária interessante na qual uma lâmpada de LED é acesa com a remoção de um jornal enrolado dentro da estrutura de Madeira de Jornal. Para apagar a lâmpada, é só devolver o jornal ao lugar.
A ideia da madeira de jornal é interessante, pois mostra que o material não precisa virar outro produto de papel quando reciclado, abrindo caminho para um mundo. Basta ser criativo!
Fonte: O texto acima foi baseado na matéria Jornal reciclado vira “madeira” e mobília do blog Treehugger